A Igreja é um dom

A A
Publicado em: 02/09/2014 - 15:15
Créditos: Edição nº 3016 do Jornal O São Paulo – página 5

Cheguei a São Paulo em 2008, ano do centenário da Arquidiocese. Mergulhei na vida desta Igreja e desta cidade acreditando realmente que “Deus habita esta cidade”. Identifiquei-me de imediato com essa convocação, pois meu lema episcopal deseja testemunhar vivamente que Cristo “habitou entre nós”. Por isso, disse em minha primeira saudação ao povo de São Paulo: “Aproximo-me com reverência desta cidade, espaço habitado por Deus, disposto a ir ao seu encontro, reconhecê-lo em suas múltiplas formas de presença e anunciá-lo para que todos possam reavivar a esperança e receber a vida em plenitude, dom maior de seu amor”. E acrescentava: “alimento esta esperança de viver como irmão entre vocês, que são tantos e serão minha nova família nesta cidade tão grande”.

Passados seis anos, estou ainda mais convicto dessa presença misteriosa e verdadeira, às vezes oculta em meio a tantos desafios que esta cidade imensa apresenta, e ofuscada pelas fraquezas e descrença que carregamos como Igreja pecadora, mas também manifestada ainda mais vezes, pela santidade e testemunho de tantos irmãos e irmãs, e sustentada pela força do Espírito Santo de Deus, que conduz sua Igreja.

Disse, na época, que tinha certeza de ser recebido de coração aberto, e que contaria com a ajuda e as orações dos irmãos e irmãs desta Igreja. E foi isso que experimentei, pois fui acolhido como irmão entre irmãos, como pastor do qual as pessoas se aproximam com fé, pois vivem na convicção de que Cristo age na pessoa do Bispo. Empenhei-me em realizar a missão que o Senhor me confiou, e sempre confiei na graça do divino Espírito Santo, mas sou consciente também de minhas fraquezas, e, por isso, peço perdão se ofendi ou fui motivo de desânimo na fé para algum irmão.

São Paulo é um lugar surpreendente, espaço de múltiplas expressões sociais, culturais, religiosas, inclusive no interior da Igreja. É uma cidade bem desenvolvida, e talvez por isso nela aparece mais drasticamente a brecha entre riqueza e miséria, entre as grandes tecnologias e edifícios, e a marginalização de grande parte da população de seus benefícios. É lugar de desafios imensos, mas também de grandes possibilidades, especialmente pelo grande número de pessoas altamente qualificadas e comprometidas com um projeto de vida melhor para todos, e também de uma Igreja servidora, buscando tornar-se sempre mais missionária. Quem tem olhos e coração não fica acomodado nesta cidade. As experiências aqui vividas nestes anos proporcionaram-me grande crescimento.

Agradeço a todos e agradeço ao Senhor pela graça desses anos vividos nesta Igreja de São Paulo. Contemplando esse tempo, reconheço que a Igreja é um grande dom de Deus para nós, e que ela é realmente sinal e instrumento de sua presença em nosso meio. Realidade que o Concílio Vaticano II reconhece como “sacramento, ou sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o gênero humano” (LG 1).

Agradeço a Deus por este dom, com as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: “Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério… E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo” (1 Tm 1, 12.14).

Dom Tarcísio Scaramussa
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo
e nomeado Coadjutor da Diocese de Santos

Tags