88º Festa de Nossa Senhora Achiropita

A A
<p>Uma das festas mais tradicionais de São Paulo,chega a marca de 88 edições.</p>
Publicado em: 15/07/2014 - 10:15
Créditos: achiropita.org.br

Imagem: Site Nossa Senhora Achiropita

"A mãe tudo pode pelo poder do filho"

A Festa de Nossa Senhora Achiropita, uma das festas italianas mais tradicionais de São Paulo, região central da cidade. São mais de 950 voluntários, que trabalharão durante os finais de semana de agosto.   A festividade é uma homenagem da comunidade italiana à padroeira do bairro, Nossa Senhora Achiropita, e que começou com a chegada dos primeiros grupos de imigrantes que se instalaram no Bixiga no início do século passado. Trinta barracas são instaladas nas ruas 13 de Maio, São Vicente e Doutor Luiz Barreto para oferecer diversos pratos tipicamente italianos aos visitantes.   A festa atrai cerca de 250 mil pessoas durante todo o mês, que tem como destaque a culinária italiana.Toneladas de alimentos são utilizadas para preparar diversos pratos, como as 12 mil fogazzas consumidas em apenas uma noite. Todo dinheiro da festa é revertido para as obras sociais da Igreja.

C.E.D.O - Centro Educacional Dom Orione

Imagem: Site Nossa Senhora Aparecida
 

O Centro Educacional Dom Orione - CEDO, núcleo das Obras Sociais Nossa Senhora Achiropita, atende 450 crianças e adolescentes no contra turno escolar, com idade entre 6 e 18 anos. Vem de famílias de baixa renda moradores principalmente no bairro da Bela Vista, em geral residindo somente com a mãe que necessitam de um respaldo enquanto a mãe ou os pais trabalham. Na ausência dos pais, durante o dia ficariam sozinhos em casa ou soltos nas ruas em total vulnerebilidade.

Nosso projeto, essencialmente preventivo desenvolve várias atividades que proporcionam um crescimento, pessoal, social, cultural, espiritual e profissional, culminando com o encaminhamento para o mercado de trabalho, dos adolescentes a partir dos 15 anos de idade, como Jovens Aprendizes.

As principais atividades desenvolvidas são:
Aprendizado de instrumentos de orquestra, coral, iniciação e teoria musical; esportes em geral; orientação nas atividades escolares; literatura; raciocínio lógico; artes e artesanato, entre outras.

Recebem também 2 refeições por período.

Uma das principais marcas do Projeto CEDO é um trabalho de reflexão em filosofia e espiritualidade, realizada diariamente, fortalecendo a ligação de todos os educadores e alunos com os valores Cristãos, tendo como ponto de vista a Pedagogia Sistêmica.

Endereço: Rua Dr. Luiz Barreto, 315 – Cep 01328-020