79ª reunião do Conselho Nacional do ECC em São Paulo, na Região Episcopal sé

A A
Encontro de Casais com Cristo realiza sua 79ª reunião do Conselho Nacional em São Paulo, na Região Episcopal Sé
Publicado em: 04/04/2022 - 16:30
Créditos: Redação

Neste último final de semana, nos dias 02 e 03 de abril, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), serviço-escola da Pastoral Familiar, realizou aqui na capital sua 79ª reunião do Conselho Nacional. O evento semestral desta vez foi sediado aqui na Capital, na região onde nasceu o ECC, há 52 anos. Participaram casais e padres de todas as regiões do Brasil com a assistência de Dom Adair José Guimarães, Bispo de Formosa, Goiás. Entre os diretores espirituais do movimento também esteve presente Dom Dilmo Franco de Campos, Bispo da Diocese de Anápolis, Goiás.

O 79º Conselho Nacional teve início na sexta-feira, dia 1º, com a missa na paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, onde no dia 10 de julho de 1970 ocorreu o primeiro ECC, concretizando a inspiração de seu fundador, o padre camiliano Alfonso Pastore. Em cerimônia presidida por Dom Adair todo o conselho nacional e os regionais do país foram acolhidos pela comunidade com muito carinho e zelo na pessoa do pároco atual, padre Adailton Mendes da Silva. Nesta oportunidade os casais puderam se encontrar com os casais que conviveram com o padre Alfonso, no início deste serviço e conhecer histórias que revelaram seu carisma inicial e o contexto da época, além das origens da relação da ordem dos Camilianos com a paróquia de acolhida e o ECC.

Logo em seguida todos foram levados ao Instituto Pio XI, salesiano, local sede da reunião e onde os casais ficaram hospedados para a 79ª Assembleia do Conselho Nacional.

A missa de encerramento foi realizada na capela do Instituto, no alto da Lapa, sendo celebrada por Dom Carlos Lema, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário para Região Episcopal Sé.

O evento com certeza será o marco do retorno aos encontros presenciais do ECC em todo o Brasil, que ficaram paralisados em sua grande maioria por dois anos, devido à crise da pandemia.

Com a animação espiritual e direcionamento dos sacerdotes que acompanham o serviço e a ação indefectível do Espírito Santo, os casais envolvidos nesta grande ação pastoral dirigida aos casais e à família encontrarão a força para retomarem a evangelização por todo o Brasil sob o lema do ECC: “Cremos na Vida, cremos na família”.

Texto: Norma  e Cassiano Pesce, Casal Coordenador do ECC Região Sé.

Foto: Matilde e Marcelo Lorelli - Casal ECC Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompéia