Maria na caminhada do Povo de Deus

A A
A formação, proposta como ação concreta do Ano Mariano Nacional, contou com três subtemas, um a cada dia de estudos
Publicado em: 25/08/2017 - 12:00
Créditos: Região Sé

Entre os dias 15 e 17, a Região Sé promoveu o “Estudo sobre Maria na vida do povo”, assessorado pelo Padre Julio Caprani, Mestre em Mariologia, no auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, com a participação de mais de 60 pessoas.   

A formação, proposta como ação concreta do Ano Mariano Nacional, contou com três subtemas, um a cada dia de estudos: “Maria nas Sagradas Escrituras”, “Maria nos Dogmas” e “Maria no culto e na devoção popular”.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, fez a abertura do estudo, juntamente com o Padre José Roberto Pereira, Coordenador Regional de Pastoral.

Padre Julio Caprani, na introdução do estudo, frisou que em toda a América Latina, apenas em Guadalupe houve aparição de Maria. Nos demais locais, somente ocorreram encontros de imagens de Nossa Senhora. Em relação a Aparecida, segundo o Sacerdote, todos os milagres atribuídos têm relação com a Palavra de Deus. A devoção a Maria, ressaltou o Sacerdote, é muito presente na vida do povo brasileiro e também é um elemento importante da genuína piedade da Igreja no Brasil.

No segundo dia do encontro, Padre Julio Caprani falou sobre os Dogmas Marianos (Maternidade Divina, Virgindade Perpétua, Imaculada Conceição e Assunção), em todos os seus sentidos nos âmbitos teológico, eclesial, espiritu-al e existencial. No terceiro dia, tratou de Maria no culto cristão, explicando alguns tópicos da Exortação Apostólica Marialis Cultus, do Beato Paulo VI, e também algumas devoções populares. Os materiais expostos no estudo podem ser vistos em www.regiaose.org.br/estudomariano.