Capela da PUC-SP completa 50 anos

A A
Em 21 de agosto de 1967, a Capela torna-se Igreja-matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria
Publicado em: 24/08/2017 - 10:00
Créditos: Redação

Na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, no domingo, 20, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu a missa de abertura das comemorações dos 50 anos da Paróquia Imaculado Coração de Maria, a conhecida Capela da PUC-SP.

No início da missa, o Padre Valeriano dos Santos Costa, Pároco, apresentou um histórico resumido da Paróquia. Entre os participantes da celebração estiveram as professoras Maria Amália Pie Abib Andery, atual Reitora da PUC-SP, e Anna Maria Marques Cintra, ex-Reitora.

Dom Odilo lembrou a importância de recuperar a história da Paróquia e projetar os futuros passos, seguindo o impulso missionário que o sínodo arquidiocesano dará.

 

No antigo Recolhimento de Santa Teresa

A história da Paróquia Imaculado Coração de Maria começou 280 anos antes de sua inauguração. Dom José de Barros de Alarcão, então Bispo do Rio de Janeiro, desejava construir um espaço para mulheres que quisessem seguir Jesus Cristo segundo a espiritualidade de Santa Teresa D’Ávila. A inauguração do Recolhimento de Santa Teresa ocorreu em 1685, no local em que hoje se localiza a Capela da PUC-SP.

Porém, foi somente em 1913 que Dom Duarte Leopoldo e Silva, à época Arcebispo de São Paulo, e religiosas do Rio de Janeiro criaram a Regra Carmelitana de Santa Teresa, e o novo convento recebeu o nome de Mosteiro Professo da Ordem das Carmelitas Descalças de Santa Teresa.

Os primeiros laços entre as Irmãs Carmelitas e a Capela da PUC surgiram em 1946, com a instalação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O local da construção foi cedido pelas religiosas.

Em 1965, após um pedido do Padre Benedito de Ulhoa a Dom Agnelo Rossi, Arcebispo de São Paulo à época, foi iniciado o trabalho de atendimento aos estudantes, com a criação de uma paróquia universitária, que se tornou, em 21 de agosto de 1967, a igreja-matriz da Paróquia Imaculado Coração de Maria.

 (Com informações da Arquidiocese de São Paulo e do site da Capela da PUC-SP)