São Benedito

A A
São Benedito, o Negro
PADROEIRO
05 de Outubro

Data da fundação

18/07/1966

Setor

Jaçanã

Endereço

 Rua Igarité , 338 , Vila Nova Carolina

Contato

 (11) 2241-1376
 (11) 2241-9302
 Atendimento da secretaria
De segunda a sexta-feira
09
00
18
00
Sábado
09
00
13
00
Breve história 

Vicente Ovídio da Conceição, um homem que foi escravo, tinha em seu poder a imagem de um santo negro, cujo nome era Benedito. Então, construiu uma tapera e um altar na Rua Cirene de Oliveira Laet, antiga rua Alberto, antes da parte da rodovia Fernão Dias.

Ali, ele e sua família rezavam e veneravam o santo negro, e eis que um certo dia foi chamado um padre para rezar uma missa. Era um padre camiliano.

Deste dia em diante, a tapera de barro se transformou em uma pequena capela onde passou a ser celebrada a missa uma vez por mês pelos padres camilianos.

Os encontros foram crescendo até que se resolveu, com a ajuda da comunidade, construir uma capela maior para melhor acolher seus fiéis.

E assim, foi aumentando o número de fiéis que foi necessário construir uma igreja maior, atual Igreja Matriz de São Benedito, atendida pelos Padres Josefinos de Murialdo

A Paróquia

A Paróquia de São Benedito, em São Paulo, foi fundada no dia 16 de outubro de 1966, por D. Paulo Evaristo Arns, então Bispo Auxiliar do Cardeal Arcebispo de São Paulo, D. Agnello Rossi.

Tomou posse como primeiro Pároco, o Pe. João Bonetto da Congregação de Murialdo, acompanhado na ocasião pelo provincial, Pe. Jerônimo Zanconato e o Pe. Aleixo Susin, encarregado da fundação da Paróquia, por parte da Província Brasileira.

Já no mesmo ano - 20 de Dezembro - chegava a São Paulo o Pe. Balduíno Andreola como auxiliar do Pe. João.

  [paroquia]

A Igreja de São Benedito era então uma Capela da Paróquia de Santa Terezinha dos padres camilianos. Agregaram-se à Paróquia - já nos primeiros anos da fundação - várias capelas, como São José Operário (Vila Nova Galvão; Bom Pastor (Vila Cachoeira); Sagrado Coração de Jesus (Jd. Cabuçu); Santa Cruz (Rod.Fernão Dias).

Posteriormente vieram fazer parte da família paroquial a capelania do Hospital Santa Isabel da Serra da Cantareira, e a Capela Santo Antônio da Vila Queiroz. Ultimamente a Paróquia aceitou a Capelania do Depto D.Pedro II de Geriatria da Santa Casa.

Vários Párocos e confrades trabalharam em nossa Paróquia, durante esses anos: Pe. João Bonetto, Pe. Balduíno andreola, Pe. João Biondo, Pe. Alcides Lorandi, Pe. Albino Dalsotto, Pe. Miguel Modelski, Pe. Severino Caldonazzo, Pe. Severino Rubini, Pe. Antônio Tomiello, Pe. Celmo Lazzari, Pe. Raimundo Pauletti, Pe. Edolino Schurhoff, Pe. Alcides Rech, Pe. Harry Jung e Pe. Juarez Dalan.

Aos 4 de Novembro de 1985, inaugurou-se a nova Igreja.

Nossa Paróquia procura viver profundamente a Comunhão e participação da Igreja da arquidiocese de São Paulo, pela Pastoral Urbana, conjuntamente com o estilo de nosso carisma Josefino, fundamentado no amor infinito, terno, atual e misericordioso de Deus e na Educação do coração.

 

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia São Benedito
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial São Benedito

Sacramentos

Confissões