Semana Social movimenta pastorais sociais

A A
Entre os dias 23 e 27 de junho, aconteceu a “1ª Semana Social da Região Santana”, promovida pela Escola de Fé e Política, Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB)
Publicado em: 07/07/2015 - 17:15
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Entre os dias 23 e 27 de junho, na Cúria Regional, aconteceu a “1ª Semana Social da Região Santana”, promovida pela Escola de Fé e Política, Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) Santana e Cáritas.

No dia 23, a assessoria foi do Padre Julio Lancellotti com o tema “Profetismo e Doutrina Social”.

“A formação aconteceu como uma roda de conversa e nos trouxe muitas indagações e luzes para o caminho, e fomos convidados a refletir nossa ação como cristãos; se o nosso dia a dia tem nos levado a ações concretas”, disse Kamila Gomes, da Escola de Fé e Política.

No segundo dia, ocorreu apresentação das pastorais sociais: Povo de Rua, Imigração, Moradia, Menor, Carcerária, Saúde, Ecologia, Fé e Política. 

“Após exibição de um vídeo, onde Dom Angélico Bernardino, bispo emérito de Blumenau (SC), motiva as pastorais sociais para sua ação, as pastorais presentes expuseram suas dificuldades e o que as motiva continuar na ação. Após uma longa reflexão de todos os presentes, Padre Andrés Marengo, da Cáritas Regional, agradeceu a todos os 33 participantes, com proposta de realizar outra semana no ano de 2016”, relata Nelson Teixeira, um dos organizadores.

“O debate foi muito bom para a ação conjunta e fortalecimento das pastorais. Todas pastorais reafirmaram a luta com os mais pobres, que estão à margem da sociedade, mas que muitas das vezes assumem o papel do Estado pela falta de políticas públicas. Fomos convidados a olhar como está a acolhida do povo de rua em nossa comunidade, como trazemos para os nossos debates os jovens e adultos encarcerados, como acolhemos de fato a população migrante. Estes questionamentos permearam todo o debate e deixaram pistas de ação mediante os trabalhos que vem sendo desenvolvidos em toda a Arquidiocese”, disse Kamila.

A “1ª Semana Social da Região Santana” foi concluída, dia 27 de junho, com o 2º Dia da Cidadania, na Paróquia Sagrada Família.

“Foram prestados vários serviços à comunidade através de parcerias, como o Poupatempo do Governo de São Paulo, teste de visão, tratamento de beleza com alunos do Curso de Estética e Beleza do Centro Social São José (Irmãs de São José de Chambery), Curso de Empregada Doméstica pela Fundação Casa Bombril, orientação de advogados, e da Sabesp com palestra e brincadeiras para as crianças”, informou Nelson.