Região Santana reúne mais de 350 pessoas para a abertura regional do II ano do Sínodo Arquidiocesano de São Paulo

A A
Abertura Regional para o segundo ano dos trabalhos do Iº Sínodo Arquidiocesano de São Paulo
Publicado em: 01/04/2019 - 10:45
Créditos: Tamiris Santos

Sábado 30 de março, aconteceu na zona norte da cidade de São Paulo, no Recanto da Nossa Senhora, a abertura Regional para o segundo ano dos trabalhos do Iº Sínodo Arquidiocesano de São Paulo. O encontro reuniu mais de 350 pessoas: sacerdotes, diáconos, representantes eleitos das 65 paroquias e membros convocados, que formam parte da Região episcopal Sant’Ana.

Dom Sergio Borges de Deus, Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Sant’Ana, presidiu a abertura reforçando  o pedido do Senhor Cardeal Dom Odilo Pedro Secherer, de conseguirmos uma verdadeira conversão missionaria: "precisamos escutar o povo, até ressoar em cada um de nós o processo de evangelização", disse o Vigário episcopal.

Em seguida, Pe. Andrés Marengo, Coordenador de pastoral regional, explicou a metodologia e regulamento das Assembleias sinodais nas Regiões episcopais, a través do instrumento de trabalho elaborado pela Coordenação geral do Sínodo. Neste segundo ano, teremos 5 momentos de encontro, que serão os momentos de trabalho das Assembleias regionais.

Em seguida, o Pe. Salvador Ruiz Armas,  Coordenador do Setor Tremembé e assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação, apresentou os resultados da pesquisa de campo realizada no ano 2018 pelos pesquisadores do Sínodo Arquidiocesano,  sobre a situação religiosa e pastoral da Igreja na Arquidiocese. Logo após os presentes puderam aprofundar sobre alguns dados apresentados, e colocar algumas questões da realidade da própria paróquia, da Região ou da ação das diversas pastorais e movimentos.

O objetivo maior, disse Dom Sergio, é levar Jesus à todos, renovando a nossa ação evangelizadora, com os ouvidos e o coração aberto, numa atitude de escuta e conversão.

O próximo encontro já tem data marcada, e acontecerá no dia 18 de maio às 8h no Recanto de Nossa Senhora de Lourdes – Horto Florestal.