Pastoral da Criança comemora Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança

A A
Lideres religiosos e membros da Pastoral da Criança reunidos na Paróquia São Roque comemoram o encontro inter-religioso
Publicado em: 04/12/2014 - 09:30
Créditos: ​Diácono Francisco Gonçalves/Pascom

O Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, organizado pela Pastoral da Criança, este ano foi realizado no Setor Santana, na Paróquia São Roque, no dia 22 novembro de 2014.

A data foi instituída durante o terceiro fórum da Rede Global de Religiões pela infância, realizado em Hiroshima, no Japão, em maio de 2008. No Brasil foi lançada em 2009.

“O objetivo é mostrar que com bons exemplos e oração uma criança pode seguir um caminho de felicidade. Assim, foi com muita alegria que as crianças, mães, líderes e demais convidados participaram desta linda celebração’, disse Arlete Della Coletta Agostinho, Coordenadora Regional da Pastoral da Criança.

Em 2014, o Dia de Oração e Ação pretendeu incluir na celebração o resultado das ações das tradições religiosas voltadas para o enfrentamento das situações que afetam as crianças mais vulneráveis. As iniciativas das tradições religiosas utilizam como referência o cumprimento de direitos da criança descritos nos princípios da Declaração dos Direitos da Criança proclamada em 20 de Novembro de 1959.

Portanto, junto com as atividades recreativas e culturais para as crianças, o dia de Oração e Ação congrega as tradições religiosas para conhecer o que foi desenvolvido, aprender uns dos outros e definir estratégias ou uma agenda comum durante o ano.

Na Região Santana, inicialmente, ocorreu uma celebração inter-religiosa com a participação do Padre Paulo Homero Gozzi, da Paróquia Rainha Santa Isabel e Coordenador Regional do Ecumenismo; Padre Erly Guillen Moscoso, da Paróquia Santíssima Trindade; Reverendo Eli Marques, da Igreja Presbiteriana Independente do Imirim, Reverendo Ivan Vieira, da Igreja Anglicana do Brasil (IEAB), Alessandra Soares Pires, do Budismo de Nitiren Daishonin Associação Brasil (SGI); Valeria Cristina Teixeira da Fonseca, João Henrique Teixeira Fernandes e Angela Maria Fernandes, do Templo de Umbanda Caboclo Sete Flechas de Ogum.

Em seguida, foram realizadas atividades com as crianças. As crianças do grupo de capoeira da Paróquia São Roque fizeram uma linda apresentação e o grupo afro local cantou e dançou para os presentes.

Entre outras atividades recreativas, as crianças presentes plantaram sementes em potinhos e os levaram para casa com as orientações de como cuidar para que elas brotem e se transformem em alimento saudável.

Fotos de Aparecida Gonçalves de Jesus.