Pastoral Carcerária e Aliança de Misericórdia promovem missão na prisão

A A
A pastoral realiza trabalho religioso e humanitário, aos sábados, na Penitenciaria Feminina de Santana, maior penitenciaria feminina da América Latina
Publicado em: 20/01/2015 - 14:15
Créditos: Redação

Aconteceu na Penitenciaria Feminina de Santana, de 15 a 19 de dezembro, a "Semana Missionária nos Presídios", organizada pela Pastoral Carcerária da Região de Santana e por missionários da Comunidade Aliança de Misericórdia, em preparação para o natal.

Estiveram junto com a pastoral, durante a semana, cerca de trinta missionários. Eles visitaram todas as dependências dos presídios levando às mulheres encarceradas momentos de paz, oração e profunda reflexão, através de palestras, dinâmicas e diálogos.

O encerramento da missão ocorreu, dia 20, com a presença de Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, que atendeu a inúmeras confissões sacramentais, levando paz e serenidade aos corações. Ao final, Dom Sergio celebrou missa.

Na semana seguinte, no dia 23, o bispo retornou à Penitenciaria Feminina para celebrar a missa de Natal para os funcionários e diretores do presídio, acompanhado, mais uma vez, por agentes da Pastoral Carcerária regional.

A pastoral realiza um trabalho religioso e humanitário, aos sábados, na Penitenciaria Feminina de Santana, que é a maior penitenciaria feminina da América Latina, com 2407 detidas, atualmente.

A Pastoral Carcerária também organizou missa natalina na Penitenciaria Feminina da Capital, outro presídio que mantém cerca de 800 presas estrangeiras. Durante a semana, foi ainda celebrada missa no Hospital Penitenciário, local que recebe presos doentes de várias partes do país.

"Quero convidar a todos que tenham o desejo de conhecer melhor este trabalho pastoral voluntário a me contatarem para que, se possível, possam nos ajudar com este belo e desafiador trabalho pastoral. Pode ser pelo email: pastoralcarceraria.santana@gmail.com ou pelos telefones 29915335 (Recados) Cúria Regional e 984047152", disse Eliana Rocha, Coordenadora da Pastoral Carcerária da Região Episcopal Santana.