Padre Humberto Robson de Carvalho lança livro sobre espiritualidade do padre diocesano

A A
Livro sobre espiritualidade do padre diocesano
Publicado em: 03/06/2017 - 15:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves Colaborador de comunicação da Região Santana

No encerramento do retiro anual do clero da Região Episcopal Santana, realizado em Aparecida, por ocasião dos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padre Humberto Robson de Carvalho, em parceria com o Padre Fernando Lorenz, lançou mais um livro: “A espiritualidade do padre diocesano”.

Segundo os autores, a espiritualidade do padre diocesano, fundamenta-se em Jesus Cristo, o Bom Pastor, como modelo da caridade pastoral, e está alicerçada em quatro elementos essenciais: a diocese, o bispo diocesano, o presbitério e o povo de Deus a ele confiado em uma comunidade paroquial. Se para o padre religioso é carisma do fundador que determina a sua espiritualidade, para o padre diocesano, é na comunidade paroquial, a exemplo de Cristo Bom Pastor, no exercício da caridade pastoral, que se delineia sua vocação e o seu carisma fundamental. Nisto consiste a sua espiritualidade.

O livro está organizado em três capítulos. O primeiro aborda as fontes e características da espiritualidade cristã. Consiste em apresentar a compreensão e identidade da espiritualidade cristã, apontando Cristo como fundamento dessa espiritualidade.

O segundo capítulo apresenta o ministério e a espiritualidade presbiteral no contexto bíblico de alguns textos do Antigo (Primeiro) e do Novo (Segundo) Testamento, a espiritualidade do sacramento da Ordem, a dimensão espiritual do ministério presbiteral e a vida litúrgica do presbítero e suas implicações na espiritualidade: presidência e participação litúrgica.

O terceiro capítulo reflete sobre a espiritualidade do padre diocesano. Apresenta-o como sinal e portador do amor de Deus; identifica Jesus Cristo, o Bom Pastor, como modelo da caridade pastoral para o padre diocesano; indica algumas fontes de alimento espiritual da vida presbiteral diocesana; perscruta sobre a espiritualidade de pertença e, por fim, defende a expressão diocesaneidade como riqueza e propriedade fundamental da espiritualidade do padre diocesano.