Padre canadense Marcel Martineau assume paróquia em missão

A A
<p>Será administrador paroquial da Paróquia Santa Zita e Nossa Senhora do Caminho.</p>
Publicado em: 19/03/2015 - 16:00
Créditos: Diac Francisco Gonçalves

Padre Marista, membro da Sociedade de Maria, Padre Marcel Joseph Leopoldo Martineau nasceu em Quebec, no Canadá, onde fez seus estudos complementados por outros nos Estados Unidos e ordenou-se sacerdote, em 1982, em Quebec.

Em 1986, chegou ao Brasil para fazer missão, inicialmente, na Diocese de Campo Limpo (SP). Depois, foi missionário nas dioceses de Livramento (BA), Ji Paraná, em Rondônia, e em Belém (PA). Transferido para o Rio, ficou oito anos como formador da sua congregação nos seminários de São Paulo (SP) e Curitiba (PR), indo depois para Roma, onde fez curso de espiritualidade.

Decidido a sair da Sociedade de Maria e ser padre diocesano, procurou atuar na Região Santana, pois pertencendo ao movimento Neocatecumenato, desde quando jovem leigo no Canadá, gostaria de ficar próximo do Seminário Redemptoris Mater de São Paulo, cuidado pelo movimento. Como o Neocatecumenato já tem sob seu encargo algumas paróquias na Região, optou por se mudar para São Paulo.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, dia 6, empossou Padre Marcel como administrador paroquial da Paróquia Santa Zita e Nossa Senhora do Caminho. Padre Marcel diz que vai se dedicar na nova paróquia à oração e à Palavra. “Eu quero ser um cristão entre eles para juntos sermos peregrinos em ida para a vida eterna”, diz o novo pároco.