Padre Aleixo, ex pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga da Casa Verde, falece na França

A A
Sacerdote atuou 43 anos à frente da comunidade
Publicado em: 17/10/2015 - 00:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves com fotos arquivo da Paróquia S. Luiz Gonzaga

Padre Alexis Jean Maleplate, missionário da Imaculada Conceição de Lourdes (Lourdista), conhecido por todos como padre Aleixo da  Paróquia São Luiz Gonzaga, Setor Casa Verde, onde  ali permaneceu por 43 anos a serviço da Igreja, faleceu na França,no Santuário de Garrison, dia 20 de setembro, por complicações da doença de Alzheimer.

Padre Aleixo, que chegou ao Brasil em 1956, foi também professor do Colégio Padre Moye e deixou muitas boas lembranças na vida de seus paroquianos, alunos e amigos de sacerdócio, como Padre Cido Pereira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores: “Notícia triste, mas iluminada de esperança. Amigo querido. Irmão querido. Vivemos por longos anos no Setor Casa Verde. Parecido muito com ele. Tenho certeza que a Vila Santa Maria, a Paróquia São Luiz Gonzaga está se lembrando dele hoje. Padre Aleixo foi Homem de Deus e Homem do Brasil, embora fosse francês. Até o céu, Padre Aleixo!”. Padre Agostinho Romano Zacchetti, O.Cist, vigário geral da Região Santana, externou seu sentimento e alertou que Padre Aleixo deve ser homenageado para que sua lembrança permaneça.

Seu exemplo de amor a Cristo e à Igreja, transformou muitos corações não só da paróquia como de toda a Região Santana, onde coordenou o Apostolado da Oração. A Paróquia São Luiz Gonzaga, através de seu atual pároco, Padre Mauricio Luchini,  promoveu uma homenagem a seu antigo pároco com uma edição do jornal paroquial onde muitos paroquianos externaram suas experiências de vida marcadas pela presença do santo sacerdote.

“O que dizer de um sacerdote no serviço pleno de sua vocação, que gastou uma vida inteira a serviço dos irmãos na fé? Foi para mim um pai na maior acepção da palavra. Amigo presente sempre que necessário, sabia amar e também corrigir na hora certa. Um guerreiro como São Paulo. Combateu o bom combate, venceu a corrida e guardou a fé. Vai meu amigo fazer festa no céu”, disse saudosa  Maria da Graça Lacerda.