
No primeiro dia de setembro as crianças da catequeses e da perseverança da Paróquia Santa Luzia, no Setor Santana, foram ao zoológico acompanhadas pelo Padre Osvaldo Bisewsk, Pároco, por catequistas e voluntários da comunidade.
Passeios como esse são importantes para as crianças viverem o que aprendem no decorrer da catequese: consciência ecológica, partilha dos alimentos, respeito, solidariedade e espírito de comunidade.
ESTÍMULO PARA AS CRIANÇAS
Zoológicos ajudam a reabilitar a vida selvagem e acolher animais de estimação exóticos que as pessoas já não querem ou não são capazes de cuidar. Assim, quando crianças visitam esses locais estimulam seu lado solidário e fortalecem um espírito de atenção e cuidado com os mais excluídos. Além da própria consciência ecológica ressaltada nesses passeios, é incentivada também a visão social e religiosa dos menores por meio de reflexões que surgem nessa experiência.
Partilhar alimento por exemplo, um dos gestos mais famosos e importantes dentro da vida religiosa, é também um ensinamento que se aplica nos Zoológicos. “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mateus 14, 16), o trecho da bíblia remete ao momento em que Jesus teve compaixão de toda aquela multidão que estava com Ele, com fome e sede e então as saciou. Fora das escrituras, essa cena é comum no ambiente em que os pequenos são expostos dentro do zoológico, no momento em que sentem o prazer de dividir seus alimentos com os animais e podem ver o real valor dessa atitude, afinal aprendamos com Jesus a partilhar o nosso pão com o próximo. Nada iguala o sabor do pão partilhado, da comida partilhada, nada é tão abençoado como dividir o que temos com o nosso próximo!
(Com informações de Padre Osvaldo Bisewsk e Canção Nova)