Igreja lança campanha para Projeto “Eleições Limpas”

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Paróquias e comunidades recolherão assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional
Publicado em: 21/11/2014 - 15:00
Créditos: Pascom Região Santana com Arquidiocese de São Paulo

Paróquias e comunidades recolherão assinaturas para serem encaminhadas ao Congresso Nacional

Através de luta empreendida pela Igreja Católica junto com a sociedade civil foram aprovadas as Leis 9840/99, que pune a compra de votos, e a 135/10 (Lei da Ficha Limpa), que impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância. Ambas as leis foram apresentadas ao Congresso Nacional como Projetos de Lei de Iniciativa Popular, acompanhadas por mais de 1% do eleitorado  brasileiro. 

Agora, visando aperfeiçoar o processo político, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solidária com inúmeras entidades da sociedade civil, coleta assinaturas de eleitores para um novo Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o projeto “Eleições Limpas”

Em apoio a essa iniciativa, o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar na Região Santana, apelam às comunidades, pastorais, movimentos e entidades da nossa Igreja e de todos os que queiram unir-se a nós para, com o mesmo empenho das ações anteriores, recolher o maior número possível de assinaturas de eleitores até fevereiro de 2015; precisamos de um milhão e quinhentas mil assinaturas para apresentar no Congresso Nacional o projeto Eleições Limpas.

Procure sua paróquia para melhor informação e assinatura. 

 Aqui você encontrará a carta do Cardeal, o folder e a folha de assinatura

 


Carta de Dom Odilo

Caríssimos/as,

A Lei 9840/99 que pune a compra de votos e a Lei 135/10 (Lei da Ficha Limpa), que impede a candidatura de pessoas condenadas em segunda instância, foram conquistas importantes para a moralização do processo eleitoral.

Em anos diferentes, ambas as leis foram apresentadas ao Congresso Nacional como Projetos de Lei de Iniciativa Popular, acompanhadas por mais de 1% do eleitorado  brasileiro.

A coleta de mais de 1 milhão de assinaturas para a lei que pune a compra de votos e de 1 milhão e seiscentas mil, para a lei ficha limpa, contou com a decisiva participação das comunidades católicas do Brasil, responsáveis por mais de 85% das assinaturas obtidas.

O esforço realizado por nossas comunidades demonstra bem a maturidade dos católicos na busca de leis justas que aperfeiçoem o sistema político.

É chegado mais um momento para aperfeiçoar o processo político. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), solidária com inúmeras entidades da sociedade civil, coleta assinaturas de eleitores para um novo Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o projeto “Eleições Limpas”.

Em apoio a essa iniciativa, apelo às comunidades, pastorais, movimentos e entidades da nossa Igreja e de todos os que queiram unir-se a nós para, com o mesmo empenho das ações anteriores, recolher o maior número possível de assinaturas de eleitores até fevereiro de 2015; precisamos de um milhão e quinhentas mil assinaturas para apresentar no Congresso Nacional o projeto Eleições Limpas.

No verso desta carta está o modelo de folha de assinatura a ser reproduzida e, após preenchimento, enviada ao endereço indicado.

Conto sobretudo com o empenho das lideranças leigas de nossas paróquias, comunidades e organizações eclesiais na obtenção do número de assinaturas necessário.

São Paulo, 02/10/2014
Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo

 


 

 PARA PARTICIPAR

1. Imprima  a folha anexa  para  coleta de assinaturas, recolha os apoios, com atenção para preencher  a assinatura do apoiador e o  número do título de eleitor. 

2. Envie  a folha para o  endereço registrado na mesma.

3. Organize bancas e postos de coleta de assinaturas em igrejas, praças, trabalho, clubes, etc. 

4.  Envie fotos de atividades de coleta e divulgação do projeto para caciamaral@gmail.com

5. Consulte a cartilha e o projeto no site:www.reformapoliticademocratica.org.br ou https://www.facebook.com/ReformaPoliticaDemocratica

Baixe o folder da campanha