Igreja em saída cuida da formação humana e cristã na periferia

A A
Dom Sergio Borges faz visita à creche do Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Peri, onde as missionárias da Consolata desenvolvem atuação de missão e de integração huma
Publicado em: 03/09/2015 - 14:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves com fotos de Dom Sergio Borges

A Comunidade Nossa Senhora Aparecida (rua Condessa Amália Matarazzo, 13, Jardim Peri), pertencente à Paróquia São Marcos Evangelista, recebeu, dia 27 de agosto, a visita de Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, que foi motivar a comunidade nesse trabalho missionário.

A obra, que nasceu com uma pequena capela, em 1979, se deve à ação desenvolvida na periferia pela Irmã Petra Marechi, missionária italiana da Consolata, que por seu trabalho junto aos pobres recebeu o título de cidadã paulistana,  e que construiu o Centro Comunitário Nossa Senhora Aparecida.

O centro atende 1500 pessoas diariamente nos seus projetos que visam cuidar da formação humana e cristã da comunidade. Dentre os projetos se destacam: CCA – Centro para Crianças e Adolescentes, que cobrindo a faixa de 6 a 15 anos, apoia com creches 850 crianças e jovens; projeto das famílias que atende mensalmente 1100 carentes; formação para 60 jovens, qualificando-os profissionalmente em convênio com o SENAI; Núcleo de Convivência do Idoso, onde os idosos recebem formação em artesanato e fazem exercícios físicos; projeto com adolescente em conflito com a lei, que busca reinserir 120 jovens na sociedade; projeto de alfabetização de adultos; projeto de cultura, aberto à comunidade com canto, música e percussão. Importante frisar que todas essas atividades estão inseridas na atuação evangelizadora pelas missionarias da Consolata com adoração semanal do Santíssimo e missa dominical.

Para tantas atividades, 101 funcionários, entre eles, psicólogos, pedagogos, advogados, se dedicam ao suporte do centro, que é sustentado com convênio da Prefeitura de São Paulo e pelo auxílio de colaboradores. Quem desejar ajudar pode se encaminhar diretamente à sede ou entrar em contato pelo telefone 22583555.