Faleceu Dom Alfredo Novak, que foi bispo auxiliar em São Paulo

A A
O Bispo Emérito de Paranaguá, Dom Alfredo Novak, faleceu na noite desta quarta-feira, dia 3 de dezembro. Ele estava no Hospital Angelina Carol, em Campina Grande do Sul.
Publicado em: 04/12/2014 - 09:45
Créditos: ​Pascom Região Santana com centralcultura

Hoje, dia 04 de dezembro, Dom Alfredo será velado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Campina Grande do Sul, durante todo o dia. No início da noite desta quinta-feira, o seu corpo será transladado para a cidade de Paranaguá, com a previsão de chegada às 21:30 horas no Santuário de Nossa Senhora do Rocio. Às 22:00 horas será celebrada a Santa Missa de corpo presente, e na seqüência o velório com vigília durante toda a noite.

Amanhã, sexta-feira, 05 de dezembro, às 6:00 horas da manhã será celebrada a missa de despedida do Bispo do Santuário do Rocio. Logo após, o corpo de Dom Alfredo será transladado para a Catedral Nossa Senhora do Rosário, onde será velado o dia todo.

No sábado, às 09:00 horas, Santa Missa de corpo presente celebrada pelo Bispo da Diocese, Dom João Alves dos Santos, concluindo com o sepultamento de Dom Alfredo Novak, que será enterrado na cripta da própria Catedral.

Alfred Novak nasceu em Dwight, Nebraska, Estados Unidos, no dia 2 de junho de 1930, filho de Frank Novak e Mary Tomes. Fez seus estudos nos seminários redentoristas. Ordenou-se a 02 de junho de 1956.  Veio para o Brasil, a 29 de abril de 1958. Por dez anos foi missionário redentorista no Estado do Amazonas. De 1968 a 1979, exerceu a função de Coordenador dos Meios de Comunicação Social e da Campanha da Fraternidade.

Foi ordenado bispo, em 28 de abril de 1979, pelo Papa João Paulo II, sendo designado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, atuando na Região Episcopal Lapa.

Dom Alfredo serviu a Diocese de Paranaguá como bispo por 17 anos antes de o Papa Bento XVI aceitar seu afastamento do cargo no dia 2 de agosto de 2006, quando se tornou bispo emérito.

Construiu o Seminário Senhora do Rocio em Campina Grande do Sul. Incentivou profundamente a devoção a Nossa Senhora do Rosário do Rocio, levando sua imagem a todas as paróquias do Paraná, passando pelos 399 municípios paranaenses durante três anos, preparando o Jubileu do Novo Milênio no ano 2000.

A 15 de novembro de 1999, na festa anual de Nossa Senhora do Rocio, reuniu em Paranaguá cinquenta mil devotos, com a presença de todos os Bispos do Paraná. Criou novas paróquias em Paranaguá, Pontal do Sul e Campina Grande do Sul. Levou diversas congregações femininas a sua Diocese. Ordenou diversos padres diocesanos. Declarou a igreja de Nossa Senhora do Rocio Santuário Diocesano, e, os Bispos a declararam santuário estadual, em 2004.

No ano passado, a Assembleia Legislativa do Paraná concedeu a Dom Alfredo o título de Cidadão Honorário do Paraná, entregue Catedral Diocesana de Paranaguá – Paróquia Nossa Senhora do Rosário, durante a celebração de uma grande missa no dia em que a cidade festejava a data consagrada à Padroeira do Município, Nossa Senhora do Rosário, dia 7 de outubro.