Dom Sergio encerra Semana da Família na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres

A A
Evento constou das festividades dos 75 anos da paróquia
Publicado em: 19/08/2015 - 10:30
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

Na conclusão da Semana da Família que se desenvolveu em diversas paróquias, Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres que festejava sua padroeira dentro das festividades de seus 75 anos. Os padres Humberto Carvalho (pároco) e Nadir Granzotto (vigário) concelebraram.

Dom Sergio alertou, em sua homilia, sobre os valores da família e exortou os jovens a estabelecerem diálogos com seus pais.

A paróquia foi criada por Dom José Gaspar de Afonseca e Silva, então Arcebispo de São Paulo, em 25 de janeiro de 1940, sob o titulo de “Nossa Senhora da Consolata”, constituída de duas capelas existentes: a Capela São José (onde hoje está a Cúria de Santana) e a Capela Santa Luzia.

No entanto, por uma promessa de Dom José Gaspar à colônia da cidade de Bemposta de Portugal, a devoção da padroeira sempre foi a Nossa Senhora dos Prazeres. A mudança do nome da padroeira atual da paróquia se deu, em 8 de outubro de 1952, com o “rescrito” da Santa Sé.

Como não houvesse ainda a igreja matriz, no dia 5 de agosto de 1941, na Capela São José, tomou posse como primeiro vigário da paróquia, Padre Antonio Anacleto Brandão de Oliveira. Nesta época, a Congregação dos Padres Estigmatinos construiu o seu Instituto Teológico no território da paróquia e pelo tempo em que ele existiu, a paróquia foi a eles confiada. Em 1947, os Estigmatinos entregaram a paróquia à Cúria.

Em 1949, chegaram as Irmãs Camilianas que compraram o prédio do Instituto Teológico e os Missionários da Salette assumiram a paróquia, até maio de 1950.

Em 25 de julho de 1950, toma posse como pároco diocesano, Padre Julio Martins Serra, ali permanecendo até a sua morte, ocorrida em 1991. Assume, então, Padre Nadir Sérgio Granzotto, que administrou a paróquia até 2007.

Depois assumiu Padre Carlos Alberto Doutel, e atualmente está sob o encargo do Padre Humberto, auxiliado pelo vigário paroquial, Padre Nadir.