Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Santana, visitou o Centro de Educação São José/SIPEB

A A
Capacita 251 refugiados oriundos do Congo, Síria, Venezuela, Cuba e imigrantes haitianos
Publicado em: 07/11/2018 - 09:45
Créditos: Irmã Maria Sizilio - Diretora do Centro de Educação São José

No dia 22, Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Santana, visitou o Centro de Educação São José/SIPEB, que vem capacitando 251 refugiados oriundos do Congo, Síria, Venezuela, Cuba, Angola, e imigrantes haitianos com a ajuda do Fundo Missionário Global da Congregação das Irmãs de São José, e do Instituto Lojas Renner. Dom Sérgio se encontrou com a terceira turma de alunos da oficina de comida brasileira, nove alunos que tiveram a oportunidade de serem apoiados, para reconstruir seu projeto de vida.

O projeto tem o objetivo de oferecer cursos de comida brasileira, atendimento,  costura e modelagem para que eles possam gerar alguma renda nesse momento difícil da vida, bem como a fomentação da cultura do empreendedorismo, buscando alternativas para o seu sustento, contribuindo com a manutenção dos laços de amizade, afetivos e familiares ainda tão frágeis.

 

Um pouco da realidade dos refugiados atendidos:

 

Os desafios encontrados nessa nova realidade, somados à insuficiência de políticas públicas adequadas, provocam um cenário de instabilidade que prejudica o recomeço no país de acolhida. O sentimento de perda, as incertezas e a vulnerabilidade sentida, são uma constante para estes refugiados e Imigrantes e evidenciam o seu não pertencimento àquele novo local. No entanto, o regresso ao país de origem ainda se revela como uma não opção.