Cristãos rezam pela unidade cristã

A A
“Semana de Oração pela Unidade Cristã”
Publicado em: 07/06/2017 - 12:00
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves Colaborador de comunicação da Região Santana

A Região Episcopal Santana promoveu, na quinta-feira, dia 1º, um culto ecumênico na Paróquia Sant’Ana, presidido por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região San- tana, com participação de padres, pastores e fiéis cristãos de várias Igrejas, por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que sempre acontece entre as festas da Ascensão do Senhor e de Pentecostes.

O pregador da noite foi o Pastor Ernani Ropke, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, já que 2017 marca os 500 anos da Reforma Protestante.

Também participaram do culto os reverendos Emerson Reis, da Igreja Presbiteriana Independente da Casa Verde, e Ivan Vieira, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil. Além de Dom Sergio, a Igreja Católica foi representada pelo Diácono Nilo Carvalho e pelos padres Maurício de Souza, pároco da Paróquia Sant’Ana; Luis Carlos Santos, atuante na Região Belém; Nelson da Silva, da Diocese de Santo Amaro; e Paulo Gozzi, assessor da Comissão Regional de Ecumenismo.

Durante a celebração ecumênica, os dirigentes que presidiam o culto desmancharam um muro, formado por vários tijolos, que representava a barreira das divisões que foram construídas ao longo da história. Com os tijolos que eram retirados do muro, foi sendo montada uma cruz no chão, sinal de reconciliação, tema central da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos deste ano.

“Todos os anos, a Igreja se reúne em oração, suplicando ao Espírito Santo a graça da unidade de todos os cristãos, seguidores de Jesus Cristo, que ao longo dos séculos foram se separando uns dos outros, formando Igrejas e comunidades isoladas entre si. Hoje, estamos vendo como urgente e necessária a tarefa de buscar meios de reencontro e reintegração”, disse o Padre Paulo Gozzi.

Na Região Santana, a Comissão de Ecumenismo atua no campo da busca da unidade, por meio da formação e de atividades ecumênicas. A principal iniciativa é a oração.