Conselho Regional de Pastoral (CRP) estuda “Misericordiae Vultus” e Semana da Família

A A
Padre Augusto César Pereira, SCJ, assessorou encontro do CRP com apresentação da bula de proclamação do Jubileu extraordinário da misericórdia
Publicado em: 10/08/2015 - 16:15
Créditos: Diac Francisco Gonçalves

Os coordenadores e assessores eclesiásticos de pastorais e movimentos da Região Santana se reuniram, dia 1º, na Cúria de Santana, com Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, e com Padre João Luiz Miqueletti, coordenador regional de pastoral, para refletirem a “Misericordiae Vultus: O rosto da misericórdia”, bula de proclamação do Jubileu extraordinário da misericórdia publicada pelo Papa Francisco, e discutirem ações a serem empregadas pelas pastorais.

A assessoria foi feita pelo Padre Augusto César Pereira, SCJ, que fez uma síntese do documento, fornecendo uma chave facilitadora de compreensão. A abertura do Ano Santo se dará na festa da Imaculada Conceição e terminará na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, em 20 de novembro de 2016. Durante todo o ano jubilar ocorrerão diversas comemorações.

 “Muitas vezes penso em ficar calada, mas dentre as atividades ou compromissos como coordenadores da Pastoral Familiar há o CRP. Gosto muito. Muito é ensinado. Hoje, Padre Augusto César falou, abordando a ‘Misericordiae Vultus’, duas coisinhas para pensar: nosso rosto reflete nossa situação. O que nosso rosto está refletindo? A outra, ele disse que Deus vai nos perguntar: ‘O que você fez com tanto amor que lhe dei? ’”, expressou Ana Filomena Garcia, que com seu esposo, Luiz Fernando, coordena a Pastoral Familiar na Região Episcopal Santana.

Aliás, Luiz Fernando e Ana Filomena comunicaram a todos sobre o evento Semana Nacional da Família, que acontece na segunda semana de agosto, iniciando-se no domingo, Dia dos Pais. Na Arquidiocese de São Paulo, a abertura se dá no sábado anterior, dia 8 de agosto, com uma caminhada do Pátio do Colégio até a Catedral, seguida de Missa Solene, celebrada pelo Bispo Referencial Arquidiocesano da Família, Dom Sergio Borges.

“A caminhada visa dar visibilidade à família, projeto querido de Deus, vocação ordinária de todo ser humano e bem social de valor inestimável para a sociedade. Os dias seguintes, de domingo, Dia dos Pais, até sexta-feira, são reservados para atividades nas paróquias, ambiente eclesial privilegiado de convivência comunitária das famílias. A Pastoral Familiar em cada paróquia está desenvolvendo atividades tais como palestras, missas, adorações, e outras, todas unidas no tema deste ano - Amor É a Nossa Missão: A Família Plenamente Viva”, informa Luiz Fernando.

No sábado, 15 de agosto, haverá um evento de encerramento, na Cúria Regional, a partir das 14 horas. Duas palestras trarão formação e reflexão para agentes da Pastoral Familiar e quem mais quiser participar. A primeira terá por tema “Não Perdoe Se Você Não Sabe o Que É Perdão”, proferida por Vander Luís Devidê, psicanalista, terapeuta floral, professor de filosofia e palestrante em empresas e escolas. A segunda palestra estará a cargo do Courage Apostolate (Apostolado Coragem), um grupo pertencente à Igreja Católica de apoio espiritual e fraternal para pessoas com atração pelo mesmo sexo.

“Com quase duas décadas de experiência, um dos grandes diferenciais nas palestras de Vander Luís é sua notável capacidade em aliar técnica e sensibilidade, proporcionando a cada participante uma experiência realmente transformadora. A segunda palestra terá assessoria de Maurício Marcos Abrambes e, ao final, responderá a perguntas da plateia”, esclareceu Ana Filomena.

Às 18 horas, haverá a missa de encerramento na Capela São José, celebrada pelo Padre Eduardo Higashi, assessor espiritual da Pastoral Familiar na Região Episcopal Santana.

 

Tags