Congregação das Irmãs Paroquiais de São Francisco faz assembleia

A A
<p>Freiras participantes da 7ª Assembleia Geral Ordinária participam de missa com Dom Sergio na conclusão do evento.</p>
Publicado em: 21/01/2015 - 07:30
Créditos: Redação

Com missa presidida, dia 14, por Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, a Congregação das Irmãs Paroquiais de São Francisco encerrou, em sua sede de São Paulo, sua 7ª Assembleia Geral Ordinária.

Em sua homilia, Dom Sergio lembrou que muitas vezes o tempo de reflexão, como as irmãs ali estavam realizando, não é valorizado tanto porque nos preocupamos mais com as atividades pastorais que tivemos de deixar em cada comunidade, mas esse tempo é necessário para verificar a caminhada e traçar os melhores caminhos.

Ir. Maria da Glória, a fundadora“Hoje, terminamos a 7ª Assembleia, onde queremos caminhar com a Igreja, mais neste ano da vida consagrada, em que o Papa Francisco convida as consagradas e consagrados e vivermos o passado com gratidão, o presente com paixão e o futuro com esperança”, disse Irmã Dirce Camilo de Oliveira, Superiora Geral.

Essa caminhada para essa comunidade se iniciou, em 08/12/1953, quando Frei Ático Francisco Eyng. OFM, pároco na cidade de Nilópolis, Diocese de Barra do Piraí (RJ), teve o desejo de ter irmãs que o ajudassem na vasta missão pastoral e paroquial.  Para a concretização desse sonho ele contou, desde o início, com a ajuda de duas jovens, Maria da Glória Monteiro e Ruth Maria de Oliveira, que abraçaram a vida religiosa. Após seis meses, a nascente obra foi surpreendida pela morte de Irmã Ruth. Mas  a obra continuou com Irmã Maria da Glória, que hoje vive na sede de São Paulo, aos 92 anos, cercada pelo amor de suas seguidoras, que cresceram em número e em vários locais.
 

Em 1970, por interesses congregacionais, a sede foi transferida para a Arquidiocese de São Paulo. Nesses 61 anos, a congregação atuou nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Maranhão e Ceará. Hoje, as irmãs estão presentes com casas em Lauzane Paulista e Vila Rosa (São Paulo-SP); Bonsucesso (Guarulhos-SP); Januária e Miravânia, em Minas Gerais e em Brejo de Areia – MA.

Maiores informações no site: http://www.irmasparoquiais.org.br/

 

 

 

 

 

 

 

Diácono Francisco Gonçalves/Pascom com Ir. Altair Zanon