Comunidade dedicada a São Paulo da Cruz celebra seus 25 anos

A A
Comunidade São Paulo da Cruz, da paróquia São Gabriel da Dolorosa, Setor Jaçanã
Publicado em: 25/10/2018 - 09:30
Créditos: Pe. Zacarias José de Carvalho Paiva

Entre os dias 16 a 19 de outubro, a Comunidade São Paulo da Cruz, da paróquia São Gabriel teve a alegria de celebrar seus 25 de criação. Foram dias de celebrações bonitas, bem preparadas com a presença das comunidades e com a presença dos sacerdotes. Destaque destes 25 anos foi à temática no Sínodo Arquidiocesano, como destaca o padre Zacarias José de Carvalho Paiva, atual pároco: “Somos uma Igreja viva que celebra a vida em torno da Palavra de Deus, expressa pela caridade ao povo e no ensino da Doutrina” foram convidados os padres: Geremias Gomes dos Santos,  pároco da Matriz de Santo Antonio dos Bancários Adailton Nascimento, Pároco de Santo Antonio de Vila Ede, Pe. Antonio Lima pároco de Nossa da Piedade, e Pe. Bolivar Hauk  MS,formador do seminário saletino  celebrou os seus 60 anos de sacerdócio entre nós. Atualmente a comunidade consta a assistência pastoral do pároco Pe. Zacarias Jose de Carvalho Paiva e do Diácono Permanente Provisionado Geraldo Aparecido Braga.

Conquistas da comunidade nestes 25 anos

A Comunidade São Paulo da Cruz iniciou as suas atividades no dia 16 de outubro de 1993 numa pequena garagem. Neste dia, o pároco da Paróquia São Gabriel, padre Adailton Nascimento celebrou a missa e após essa celebração, seguiu-se uma pequena reunião para escolha do nome da nova comunidade. Por sugestão de uma criança, o nome escolhido foi São Paulo da Cruz, por ser fundador dos Passionistas e ainda não haver nenhuma comunidade dedicada a ele na região. A partir deste dia, celebrações da palavra ou missas eram realizadas quinzenalmente na mesma garagem.

Durante o ano de 1994, a Comunidade foi crescendo e atraindo mais pessoas. Além das missas, começaram a ser realizados bingos para arrecadação de verbas e encontros de preparação de crianças para receber a Primeira Comunhão. Essa primeira turma, formada por 15 crianças, recebeu o sacramento da Comunhão no dia 24 de junho de 1995.

No dia 06 de março de 1996, com a ajuda da Cúria, mais a soma das verbas arrecadadas pela Comunidade e mais algumas parcelas, foi efetivada a compra do terreno localizado na Rua Bartolomeu Pagano, n°46, onde seria edificada a Comunidade São Paulo da Cruz. A Pedra Fundamental foi lançanda por Dom Joel Ivo Catapan.

Em abril de 1996, Padre Geremias Gomes dos Santos assumiu como pároco na Paróquia de São Gabriel, e coube a ele co-celebrar com Dom Joel Ivo Catapan no dia 25 de maio de 1996 a cerimônia de fundação da Comunidade São Paulo da Cruz.

As atividades da Comunidade continuaram acontecendo na garagem emprestada, mas a construção no novo terreno foram evoluindo rapidamente, graças a diversas contribuições e empenho dos fiéis. E no dia 09 de agosto de 1998, as celebrações e demais atividades começaram a ser realizadas na edificação construída na sua localidade atual.

Em 25 anos de Comunidade, tivemos a honra de receber a visita de diversos padres, bispos e cardeais. Desde 2007, temos um novo pároco: Padre Zacarias. Contamos também com a ajuda durante muitos anos dos Missionários de Nossa Senhora da Salette.

Durante estes anos, tivemos muitas festas, confraternizações e eventos, mas mais do que isso, fomos uma comunidade de fé, acompanhando 54 novos batizados, 14 casamentos, 250 Primeiras Eucaristias e 70 novos crismados, além de muitas bodas, bênçãos e graças recebidas. E assim desejamos continuar essa história e deixar uma linda memória para o bairro, para nossos filhos e netos.