Começa segunda etapa de formação para Iniciação à Vida Cristã

A A
Padre Humberto Robson dirigiu a segunda etapa da formação das comissões paroquiais
Publicado em: 15/08/2018 - 14:30
Créditos: Redação

No dia 9, aconteceu nos nove setores pastorais da Região Episcopal Santana, o início da segunda etapa de formação das comissões paroquiais para a implantação da Iniciação à Vida Cristã, como uma catequese de inspiração catecumenal. Para desenvolver este projeto, todas as paróquias da Região organizaram uma comissão paroquial, porque não se trata apenas de fazer reformas na catequese, mas de rever toda a ação pastoral, a partir da Iniciação à Vida Cristã. 

A organização da comissão paroquial está dentro do grande chamado da Igreja à conversão e renovação das paróquias, e requer “uma série de atitudes: acolhida, diálogo, partilha, escuta da Palavra de Deus e adesão à vida comunitária. Implica estruturas eclesiais apropriadas, nos mais diversos lugares e ambientes, sempre disponíveis a acolher, apresentar Jesus Cristo e dar as razões da nossa esperança (1Pd 3,15)” (CNBB, Documento 102, n. 45). 

Uma comissão regional preparou materiais impressos – cujos conteúdos foram dirigidos pelos padres Humberto Robson Carvalho e Paulo Gil –, e escolheu nove formadores que irão diretamente aos setores pastorais da Região para preparar as comissões paroquiais. 

Na primeira etapa, os participantes tomaram consciência de que a Iniciação à Vida Cristã não se refere somente à preparação pontual aos sacramentos do Batismo, Confirmação e Eucaristia, mas é um caminho contínuo de adesão a Jesus Cristo. A segunda etapa iniciouse com uma ampla participação das paróquias e das pessoas escolhidas como membros das comissões paroquiais.

Pascom Região Santana