Começa a formação dos entrevistadores do Sínodo na Região Santana

A A
Começou na Região Santana a preparação dos entrevistadores voluntários que atuarão no levantamento da realidade sociorreligiosa no território das paróquias da Região
Publicado em: 31/07/2018 - 14:30
Créditos: Rubens da Cruz

Na quarta-feira, 25, começou na Região Santana a preparação dos entrevistadores voluntários que atuarão no levantamento da realidade sociorreligiosa no território das paróquias da Região. Os dados pesquisados servirão de base para as reflexões propostas pelo Sínodo Arquidiocesano em sua primeira etapa. O encontro, o primeiro a ser realizado, contou com a presença de dom Sergio de Deus Borges, vigário episcopal para a Região Santana e dos padres Salvador Ruiz Armas e Andrés Gustavo Marengo, responsáveis pela supervisão do trabalho dos pesquisadores.

Inicialmente, dom Sergio agradeceu a presença e disponibilidade de todos, destacando que um dos elementos do Sínodo é “ver o que o nosso povo que participa da vida da Igreja, mas também aqueles que não participam, pensam a respeito da Igreja. É preciso conhecer o que o povo pensa sobre nós, não somente papa, bispos e padres, mas como Igreja Apostólica Romana presente na cidade de São Paulo. Vejam a vossa responsabilidade, como aqueles 72 discípulos que Jesus enviou, vocês também são enviados em nome da Igreja, é uma missão de discípulo, não é uma missão para qualquer um”.

Para o padre Salvador Ruiz Armas, supervisor das pesquisas na Região, “os trabalhos devem ser conduzidos de forma profissional, ou seja, de uma maneira muito séria, de forma a produzir resultados confiáveis a respeito da realidade da Igreja em São Paulo. É fundamental que possamos confiar nos pesquisadores, para que a partir deste trabalho, deixemos de lado aquilo que o papa Francisco chama de ‘Igreja Autorreferencial’, onde os temas são debatidos a partir daquilo que nós achamos, nós pensamos, nós queremos, ignorando-se a realidade”.

Os entrevistadores dos 9 setores da Região tiveram a oportunidade de se conhecer e, juntamente com os padres coordenadores de setor, definir estratégias para a realização da pesquisa.

O próximo encontro com os entrevistadores acontece no sábado, 04 de agosto, onde serão aprofundados o conhecimento sobre o conteúdo do questionário, elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do Sínodo, da metodologia da pesquisa e na utilização do aplicativo digital para dispositivos móveis, para agilizar a coleta dos dados.