Clero estuda Diretório Homilético

A A
Documento foi preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos para servir de auxilio ao clero
Publicado em: 14/05/2015 - 17:00
Créditos: Diac Francisco Gonçalves

 

 

Pe Eduardo Coelho em palestra ao clero de Santana

Padres e diáconos tiveram, durante reunião do clero na Cúria de Santana, dia 5, presidida por Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, a apresentação feita pelo Padre Eduardo Coelho do documento “Diretório Homilético”, preparado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, que pretende ser um auxílio ao clero em suas homilias, e que é um tema sempre querido pelo Papa Francisco.

 “A homilia deve ser uma pregação breve e não parecer uma conferência ou uma aula”, já expressava o Sumo Pontífice na Exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, e em suas homilias diárias na Casa Santa Marta.

Essas orientações motivaram a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos a elaborar esse documento a partir do convite do Sínodo dos Bispos sobre a Eucaristia, em 2005, com base também na Exortação “Sacramentum caritatis” de Bento XVI.

O Diretório Homilético é um suporte eficaz para os sacerdotes e diáconos e está dividido em duas partes e dois apêndices: a homilia e o âmbito litúrgico; ars praedicandi. Na primeira parte descreve-se a natureza, a função e o contexto peculiar da homilia; na segunda parte exemplificam-se as coordenadas metodológicas que o homileta deve conhecer. Os apêndices recolhem as referências do Catecismo da Igreja Católica e do Magistério pós-conciliar sobre a homilia.

O texto evidencia o que é homilia: a) Parte da liturgia, indispensável para nutrir a vida Cristã; b) Baseada nos textos bíblicos e litúrgicos, sob a ótica da morte e ressurreição de Cristo; c) Instrumento para levar os fiéis a uma ativa participação na Eucaristia, a fim de que vivam a fé que professam; d) Atendimento às exigências e necessidades específicas dos ouvintes.

Dom Sergio forneceu o Diretório Homilético a cada presente salientando a importância da preparação da homilia, e exortando o clero a dedicar um tempo para se preparar através do estudo e da meditação da Palavra de Deus, rezando e fazendo a Lectio Divina, pois além de pregarmos a Palavra, a missa é o encontro com o povo. Sugeriu o bispo que cada um dedicasse uma hora para oração, desligando o celular e se afastando de atividades que possam servir de obstáculo a essa intenção.

Ao final, Dom Sergio fez um relato da última Assembleia da CNBB e convidou a todos para participar do retiro do clero a ser realizado, entre os dias 25 e 28, em Atibaia.

A próxima Reunião Geral do Clero ocorrerá dia 16 de junho, na Cúria de Santana.

Tags