Centro Social Leão XIII: 74 anos junto aos trabalhadores e aos mais pobres

A A
Dom Sergio preside missa no Centro Social Leão XIII, comemorativa pelos 74 anos da Obra no dia 1º
Publicado em: 08/05/2015 - 15:15
Créditos: Redação

O Centro Social Leão XIII comemorou, na sexta-feira, dia 1º, 74 anos de fundação. Após uma apresentação da Camerata da Policia Militar, Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa, concelebrada pelo Padre Marcel Martineau, pároco da Paróquia Santa Zita e Nossa Senhora do Caminho, a qual a capela faz parte.

Dom Sergio enalteceu a obra benemérita e demonstrou alegria em participar daquela comemoração que rememorava o 1º de maio de 1941, quando com as bênçãos de Dom José Gaspar d´Afonseca e Silva, então arcebispo de São Paulo, a senhora Edith Junqueira de Azevedo Marques junto amigas da Ação Católica, entre as quais Lucy Montoro e Helena Junqueira, inauguraram a Obra que tinha o objetivo de melhorar a formação de operárias, em atividades de corte e costura, uma vez que a cidade começava sua fase de industrialização e muitas pessoas chegavam do interior do Estado com pouca instrução. Iniciada no Brás, logo a Obra passou para a Vila Maria.
“A primeira coisa que fez dona Edith foi criar a capela, para que a oração irradiasse sua Obra. Em seguida, vieram as creches e vendo a necessidade, já na época, criou um ‘sopão’ para os pobres”, relembra Virginia Pantaleo, responsável pelo atendimento à terceira idade.
“Hoje, o Centro Social Leão XIII possui quatro creches que atendem cerca de 700 crianças: uma no Belém, outra no Parque Novo Mundo e duas na Vila Maria, sendo a sede central na rua Santa Maria Goretti, 179, na Vila Maria Alta. Cuidam também de cerca de 250 idosos e o centro de juventude com 120 jovens”, afirma Nelson Teixeira, conselheiro fiscal da entidade e que há 40 anos atua na Obra.
O Centro Social Leão XIII realiza também eventos e festas culturais que promovem a confraternização entre todos. Doações em dinheiro ou mantimentos e materiais de limpeza podem ser feitas na sede.