Capela Nossa Senhora da Saúde comemora vida com benção de bispo

A A
Pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Parque Edu Chaves, teve benção de suas instalações, por Dom Sergio de Deus Borges.
Publicado em: 29/05/2015 - 16:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves/Pascom

A Capela Nossa Senhora da Saúde, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, que presidiu missa concelebrada pelo Pároco, Padre Edegardo Manuel Zagada, Padre Marcel Martineau e Cônego Laerte Cunha. Auxiliaram na celebração os diáconos Sebastião Augusto e Jorge Fernandes.

Na alegria da festa foi lembrado o longo caminho trilhado por muitos fiéis para a concretização de um sonho: a edificação do templo. O inicio se deu em maio de 1991, quando o então pároco, Padre Antonio Tozelli, procedeu à escolha da padroeira, Nossa Senhora da Saúde.

Em agosto de 1993, foi celebrada a primeira festa, com procissão e missa campal, promovendo as atividades em prol da construção do templo religioso. Até que isso acontecesse, as celebrações eram realizadas nas garagens e a catequese nas casas das catequistas. Quermesses de rua foram muitas, bem como, carnês para ajudar o projeto.

Enfim, foram adquiridos dois terrenos conjugados na esquina das ruas Augusto Montenegro e Semyon Kirlian. Em abril de 1992, Maria Paiva, uma das líderes, foi à Prefeitura solicitar a terraplanagem do terreno e as obras foram iniciadas.

O muro e a calçada ficaram prontos e, em 19 de Dezembro de 1993, a comunidade recebeu o Bispo Regional, Dom Joel Catapan, para celebrar a primeira missa no terreno ao ar livre. Em 1994, a capela recebe Padre Jorge Molinari, novo Pároco, e seu Auxiliar, o atual Diácono Permanente Sebastião Augusto, que movimentaram as pastorais e a catequese.

Passaram diversos párocos, como José Aldeíldo, até a chegada de Padre Edgardo. Ao ver a obra inacabada e a boa vontade de todos, ele sentiu que teria que fazer algo. E foi com a aprovação de Dom Joaquim Justino Carrera, então bispo na Região Santana, que a obra tomou novos rumos. Passados exatamente 21 anos, Dom Sergio abençoa o novo templo e altar.

Em sua homilia, Dom Sergio evidenciou a importância deste templo em ser um local de encontro com Jesus Cristo, um local para ouvir sua Palavra, uma casa da Palavra, uma casa do Pão Eucarístico.

Ao final da celebração, ocorreu no salão de festas da capela um pequeno ágape para todos os que vieram comemorar.