Bispo sonha em construir pastoral em chave missionária

A A
<p>Dom Sergio fala para coordenações regionais de pastorais e movimentos</p>
Publicado em: 24/04/2015 - 15:45
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

As coordenações regionais de pastorais e movimentos se reuniram na Cúria de Santana, na manhã do dia 11, para encontro de formação com assessoria de Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Regiao Santana.

Em sua palestra com título ‘A missão na alegria do Evangelho’, Dom Sergio mostrou que é função sua como o bispo favorecer sempre a comunhão missionária na Região Santana, por isso, estimula o amadurecimento dos organismos de participação propostos pelo Código de Direito Canônico com o sonho de construir uma pastoral em chave missionária. Ora, nessa chave é imprescindível que as lideranças busquem repensar os objetivos, o estilo e os métodos evangelizadores das pastorais.

Assim, o objetivo pastoral deve focar no essencial, comunicar a verdade do Evangelho, ser uma pastoral “em saída”, que significa sair em direção aos outros para anunciar Jesus Cristo.

Dom Sergio lembrou que em virtude do Batismo recebido, cada membro do povo de Deus é um discípulo missionário, por isso deve assumir um novo protagonismo na nova evangelização, onde todos são chamados a dar aos outros o testemunho explícito do amor de Cristo.

Para realizar a missão, orientou o bispo, cada pastoral deve pregar o Evangelho. Ele citou o exemplo da pastoral que ajuda aos pobres no fornecimento de alimentos. Esta não pode deixar de concomitantemente também fornecer o alimento espiritual, a Palavra.

O bispo mostrou que a melhor motivação para comunicar o Evangelho é contemplá-lo com amor, ou seja, meditar a Palavra. Desta maneira, redescobrimos o bem que nos dá uma vida nova.

No final do encontro, Dom Sergio dividiu os participantes para refletirem e responderem às seguintes questões: 1. Qual o núcleo central de nossa ação pastoral (movimento, serviço, comunidade)? 2. Como se apresenta este núcleo central nas atividades realizadas? 3. A Missão proposta pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium mudou nossa ação pastoral (movimento, serviço, comunidade)? Por que? 4. O que faremos para que nossa pastoral (movimento, serviço, comunidade) comece a participar da ‘alegria do Evangelho’?

Os grupos apresentaram um resumo das discussões e Dom Sergio pediu que a resposta à quarta questão fosse objeto de reflexão na próxima reunião das coordenações regionais de pastoral.