A Igreja matriz de Santana celebra sua padroeira

A A
A igreja estava lotada para a celebração, assim como ao longo de todo o dia
Publicado em: 31/07/2018 - 20:00
Créditos: Rubens da Cruz - Foto: Mariana Carvalho

A Paróquia Sant’Ana (Rua Voluntários da Pátria, 2060) celebrou na quinta-feira, 26, a festa de sua padroeira, com seis missas ao longo do dia. A celebração das 20h foi presidida pelo bispo auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para Região Santana, dom Sergio de Deus Borges, e concelebrada pelos padres Maurício Vieira de Souza (pároco) e Benedito Raimundo de Siqueira (Vigário Paroquial). A igreja estava lotada para a celebração, assim como ao longo de todo o dia.

Dom Sergio, ao refletir as leituras propostas para a memória litúrgica, questionou os fiéis sobre a expressão “elogio aos homens famosos” presente no livro do Eclesiástico (44,1), “Por que eram ilustres? Tinham dinheiro, prestígio social, estavam aparecendo todos os dias nos jornais ou na televisão?”. E continuou o prelado: “Não! Eram homens de misericórdia e cheios de gestos de bondade. A misericórdia é um atributo de Deus, Ele é misericordioso. Homens e mulheres ilustres reproduzem a misericórdia que recebem de Deus, na intimidade da oração, da leitura da Palavra de Deus. Aprendem a ter gestos de bondade com Aquele que é bom, que é bondade infinita”.

Recordando que os pais de Nossa Senhora também são invocados como protetores das famílias, dom Sergio destacou que é importante lembrar de seus exemplos para “cuidar com carinho das pessoas que foram colocadas sob o nosso cuidado, criando ao nosso redor um clima humano e sobrenatural, pautado pelo respeito e pela caridade e ensinando uma vida de piedade aos filhos e netos”.

Sobre os ataques à família e às tradições, concluiu afirmando que  é preciso “preservar com fortaleza o tesouro recebido dos nossos pais e avós, enriquecendo-o com a prática firme da fé, para que os nossos filhos e netos, possam ouvir, ver e sentir a presença de Deus no meio do mundo, no meio de nós.”

Ao final da celebração, dom Sergio conduziu a relíquia de Sant’Ana em procissão pelas ruas do bairro, acompanhado dos padres e fiéis.