30 anos de educação a portadores de deficiência intelectual pelas vias do coração

A A
Dom Sergio Borges preside missa no Centro Educacional Sagrado Coração para alunos e funcionários na obra mantida pela Associação Filhas de Santa Maria da Providência
Publicado em: 02/07/2015 - 18:00
Créditos: Diácono Francisco Gonçalves

O Centro Educacional Sagrado Coração (CESC), localizado à avenida Cel. Sezefredo Fagundes, 5550, na Vila Zilda, e mantido pela Associação Filhas de Santa Maria da Providência, obra feminina fundada na Itália pelo santo italiano São Luis Guanella, em 6 de abril de 1886, comemorou, dia 26 de junho, 30 anos prestando educação na Zona Norte para 165 crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, nos períodos da manhã e tarde.

Dom Sergio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu missa em ação de graças com concelebração pelos padres Servos da Caridade, que formam o ramo masculino da família fundada por Dom Guanella, em 24 de março de 1908.

Em sua homilia, Dom Sergio explicou que no coração de Jesus há um lugar especial para todos nós, esse coração que derrama esperança e nos torna capazes de construir uma nova humanidade. O bispo mostrou que as pessoas que trabalham através do coração de Jesus junto às pessoas que sofrem, com aquelas portadoras de tantas deficiências, dizem não à cultura do descartável existente na nossa sociedade, em que só tem valor quem produz.

Desde o início de suas atividades, em 27 de junho de 1985, o CESC acolhe pessoas na faixa etária de 6 aos 45 anos de idade, oferecendo atendimento educacional especializado para idade escolar, bem como, jovens e adultos que já ultrapassaram a idade escolar, mas contam com aprendizado nas oficinas de jardinagem, artes e culinária. Além disso, a instituição fornece atendimento terapêutico: fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e terapia Ocupacional.

“Nosso crescimento, ao longo desses 30 anos, deve-se à providência de Deus, ao apoio de amigos, ao compromisso e seriedade de todos os que atuam no CESC, a comunidade que reconhece nosso serviço e aprecia nossos esforços em proporcionar uma melhor qualidade de vida para a pessoa com deficiência’, disse Irmã Alice de Mello Paz, diretora da entidade.

A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, voltados prioritariamente para a formação integral das pessoas atendidas. Atualmente, a entidade conta com 50 funcionários e quatro irmãs da Associação Filhas de Santa Maria da Providência.

“Sentimo-nos felizes por constatar no dia a dia o crescimento e desenvolvimento de nossos educandos, contando hoje com nove alunos inseridos no mundo do trabalho como: mercado, farmácia e na própria instituição. Embora as dificuldades em manter-se, o CESC oferece uma educação diferenciada e não mede esforços para que cada assistido desenvolva suas capacidades de forma integral”, salienta Irmã Alice.