Cardeal dedica igreja e altar da Paróquia Santa Rita de Cássia

A A
Dom Odilo Scherer presidiu celebração com presença de grande número de fiéis
Publicado em: 21/11/2014 - 15:30
Créditos: Diego Monteiro com Pascom Região Santana

O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, presidiu missa, dia 16, com dedicação da igreja e altar na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Parque Novo Mundo. 

Os frades Cláudio de Camargo, prior provincial da Província Agostiniana do Brasil; Maciel Bueno, pároco; Rodrigo Vieira, vigário paroquial, e Adeodato Schembri, que foi o primeiro pároco da comunidade, concelebraram na missa que estava com o templo lotado de fiéis. 

Segundo o Cardeal, dedicar o templo e o altar é entregá-los a Deus. Ao acompanhar a sequência do rito com os seus símbolos, se compreende melhor o que cada cristão é como parte da Igreja de Deus.

 

TEMPLO ERGUIDO PELA COMUNIDADE

Essa é a paróquia? Cadê a Igreja? Onde vamos celebrar?". Foram essas e outras indagações feitas pelo Frei Adeodato Schembri, junto a outro frei agostiniano, em abril de 1969, quando saiu da Ilha de Malta, para ser missionário no Brasil e, aqui chegando, deparou-se com um imenso terreno com uma cruz no centro.

O susto inicial deu lugar ao anseio de anunciar Cristo às pessoas daquela região carente e pantanosa.Frei Adeodato contou à reportagem que uma senhora emprestou a garagem de sua casa para ele celebrar a missa. Ele externou sua gratidão a todos que colaboraram para a construção do templo. "Dou graças a Deus e a toda comunidade. O· povo é muito bom, generoso e conosco esteve e fez tudo isto que temos hoje aqui.

Frei Maciel Bueno, atual pároco, disse que· em 20 de fevereiro de 1969, a paróquia teve o seu nome alterado de São Francisco (nome do bairro na época) para Santa Rita de Cássia, a fim de estar em sintonia com a espiritualidade agostiniana (ordem religiosa a que pertencem os frades responsáveis pela comunidade).