Setores relizam formaçoes para a Camapanha da fraternidade

A A
<p>A partir do tema Fraternidade: Igreja e Sociedade com o lema “Eu vim para servir" –&nbsp; os assessores refletiram sobre a memória da relação entre Igreja e Sociedade</p>
Publicado em: 11/02/2015 - 13:30
Créditos: Redação

Aconteceu no dia  7 de fevereiro os encontros de formação da Campanha da Fraternidade (CF) 2015 nos Setores Butantã e Rio Pequeno, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, tendo como assessores o professor João Clemente, Padre Geraldo Pereira e equipe da CF e nos Setores Lapa e Leopoldina na Paróquia Nossa Senhora da Lapa tendo como assessores o professor Luiz Antonio Amaral, André Milani e equipe da CF.

A partir do tema deste ano – Fraternidade: Igreja e Sociedade com o lema “Eu vim para servir” –  os assessores refletiram sobre a memória da relação entre Igreja e Sociedade. Como a Igreja tem agido na caminhada para transformar a sociedade a partir do diálogo; os cristãos como participantes da sociedade, levam seus valores e compromissos, ajudam a construir uma sociedade justa, fraterna e de paz a partir dos desafios.

O tema foi iluminado com a Palavra de Deus, a partir do Antigo Testamento, relendo a realidade com os olhos da fé; o povo de Israel chamado a ser sinal para todo; os profetas; o exílio; Jesus e a organização social de seu tempo, comentando que Ele é a realização do Projeto de Deus, que é libertador e quer a liberdade de seu povo: “Eu vim para servir” Mc 10,45 – “Eu vim para que todos tenham vida” Jo 10,10.

Nós como Igreja devemos tomar consciência que a contribuição positiva para a construção da sociedade depende da qualidade do nosso empenho; em nome de Jesus e com o Espírito do Evangelho. O que o Concílio Vaticano II nos pede a cumprir.

A seguir a equipe da CF reiterou o que a Constituição Pastoral Gaudium et Spes diz “nossa missão e responsabilidade na sociedade que vivemos através do serviço, diálogo e cooperação”.

Os critérios que a Igreja aponta: dignidade humana, bem comum, justiça social.

Foi um momento importante, pois somos multiplicadores do tema. Levamos às nossas paróquias, pastorais, movimentos, grupos de rua e outros, a partir do diálogo e da discussão, para que a missão de Jesus e a missão da Igreja colabore numa relação de serviço, amor e solidariedade em toda parte.

No dia 14 de fevereiro das 9 às 12h na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, haverá o encontro de formação para os agentes pastorais no Setor Pirituba.