Secretários paroquiais participam de formação sobre Iniciação à Vida Cristã

A A
Secretários paroquiais refletiram sobre Documento 107 da CNBB
Publicado em: 22/08/2018 - 12:00
Créditos: Redação
Padre Geraldo Pereira

 

Na quinta-feira, 16, na sede da Cúria da Região Lapa, aconteceu o encontro de formação para os secretários e secretárias paroquiais, com o objetivo de refletir sobre o papel do secretário como aquele que acolhe os que buscam a Iniciação à Vida Cristã. O convidado foi Padre Geraldo Raimundo Pereira, mestre em catequese pela PUC-SP, que apresentou o documento 107 da CNBB como subsídio para que o secretário possa conhecer o que compreende a Iniciação a Vida Cristã. Padre Geraldo disse que o documento 107 representa um passo importante na caminhada da Igreja onde a catequese está a serviço da Iniciação à Vida Cristã, e que deve envolver toda comunidade no objetivo de formar novos discípulos missionários. 

O secretário deve estar preparado para poder acolher bem os fiéis, procurando orientar da melhor forma possível, motivando aqueles que procuram participar desse processo formativo, mostrando o quanto a comunidade se alegra pela presença do novo membro. “Fazer da Igreja uma casa da Iniciação à Vida Cristã é um caminho necessário para a evangelização no contexto atual e toda a comunidade é convidada a fazer parte”, disse Padre Geraldo, destacando que a Iniciação à Vida Cristã é o processo pelo qual o fiel é conduzido para dentro do mistério amoroso do Pai e inserido na comunidade eclesial, para professar, celebrar, viver e testemunhar a fé em Jesus Cristo, no Espírito Santo, conforme indica o documento 107. 

“Nos dias atuais, a prática religiosa não é mais uma tradição herdada da família, mas é uma escolha pessoal que é motivada, principalmente, pela atração que a comunidade cristã exerce sobre as pessoas (nº 7)”, continuou. 

Padre Geraldo recordou ainda que “o Documento 107 afirma que não estamos partindo do zero. Há um passado que pode impulsionar-nos a buscar constantemente novos caminhos para que cheguemos a viver com autenticidade e zelo o seguimento de Jesus, a partilhar com Ele a missão de fazer acontecer o Reino no mundo de hoje, apesar das dificuldades encontradas”.