Paróquia São José Operário do Rio Pequeno

A A
Festa de padroeiro
Publicado em: 08/05/2020 - 11:45
Créditos: Redação

PSão José Operário é festejado no Setor Rio PequenoNo Dia Mundial do Trabalhador, na sexta-feira, 1° de maio, na igreja-matriz da Paróquia São José Operário no Jardim Sarah, no Setor Pastoral Rio Pequeno, a comunidade festejou o dia da memória litúrgica de seu padroeiro, acompanhando através das redes sociais, a missa solene presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, Dom José Benedito Cardoso e concelebrada pelo Padre Leandro Calazans, Pároco, e pelo Padre Jailson Felix, Vigário Paroquial.

Dom José ao iniciar a missa, lembrou que São José se destacou pelo trabalho como carpinteiro, e protetor dos operários. “São José é um homem de oração, um homem aberto a vontade de Deus”.   

 Na homilia, Dom José refletiu, falando sobre a realidade do trabalho a partir da leitura do livro de Gênesis, que Deus é trabalhador, quando Ele mesmo vai construindo a cada dia o mundo, nos mostrando a divindade do trabalho, e assim, devemos continuar a dignificar a sua obra, reconhecendo a importância do trabalho como contribuição ao plano divino da salvação. O celebrante destacou que “Nós temos em São José um exemplo, um modelo, um homem que não gritava, ficava em silêncio, e seu silêncio falava muito alto”. São José também nos ensina que devemos nos inspirar em seu silêncio e pela sua fidelidade ao trabalho, tratando o mundo com mais respeito e seriedade.

Bispo acrescentou ainda que São José é um dos santos mais populares da Igreja Católica, tendo sido proclamado “Protetor Igreja Católica Romana”; por seu ofício, “padroeiro dos trabalhadores” e, pela fidelidade a sua esposa, como “Padroeiro das famílias”.

Ao final da celebração, Dom José concedeu a benção das carteiras de trabalho e dos objetos simbólicos.

.