Paróquia Santo Alberto Magno

A A
A importância da Música Litúrgica na celebração Eucarística
Publicado em: 25/05/2020 - 13:00
Créditos: Redação

A importância da Música Litúrgica na celebração Eucarística

Matéria de Benigno Navera


 

Na tarde de quarta-feira, 13, às 17h, na Paróquia Santo Alberto Magno, Jardim Bonfiglioli, do Setor Pastoral Butantã, após a celebração Eucarística, on-line, presidida pelo Padre Antônio Francisco Ribeiro, Pároco, a reportagem da Pastoral da Comunicação Regional, que esteve presente na missa, conversou com músico e compositor Mario Vieira que participou da celebração como Ministro da Música.
 
Mario casado há 14 anos com Rosana Simone Vieira, ressaltou a importância da Música Litúrgica na Celebração Eucarística, ele citou que a “Sagrada Escritura ensina que o ministério da música é algo antigo e que foi instituído na casa de Deus através do Rei Davi. Trata-se de um ministério e, portanto, necessita de preparo prévio para adequar as músicas conforme o tempo litúrgico.
 
Mario recordou que seu dom musical, aflorou ainda quando criança, pela influência do seu avô, que cantava e tocava violão para ele dormir. O músico destacou que sua aproximação da música litúrgica, teve início a mais de 40 anos, lá pelos idos de 1974, na Paróquia Santa Maria Goretti, no Butantã, ao se integrar ao Grupo de Jovens. Sua preocupação e dedicação sempre foi voltada para ser um facilitador na participação da Litúrgica Eucarística.
 
O cantor e compositor, revestido de amor pela Santa Missa sempre manteve a mesma conduta, ou seja, de se inteirar da liturgia do dia e preparar um roteiro musical condizente com os textos bíblicos, com antecedência, dando assim maior coerência e conduzindo a assembleia a rezar melhor e se elevar até Deus, isso sem citar que o suporte que se dá ao Sacerdote é de fundamental importância.
 
O “cantor de Deus” como alguns o chamam afirma “o objetivo de cantar a Santa Missa, é ajudar a assembleia a rezar, participando de cada tempo litúrgico adequadamente.”
Mario cantou e tocou nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, Parque Continental, onde foi criada a sua Banda Os Beatus, Nossa Senhora dos Pobres, no Butantã, Igreja da Natividade do Senhor no Jardim Bonfiglioli, Santuário de São Francisco de Assis no Largo São Francisco,  São Joaquim e Santa Ana no Jardim Humaitá, Nossa Senhora de Fátima, Vila Leopoldina e atualmente serve através do ministério da música nas Paróquias São Francisco de Assis do Jaguaré, São João Batista, Santo Antônio de Pádua e Santo Alberto Magno no Jardim Bonfiglioli.