Dom Mosé João retorna para Região Lapa

A A
Dom Mosé João 52 anos de vida sacerdotal
Publicado em: 26/06/2019 - 15:00
Créditos: Redação

Dom Mosé João 52 anos de vida sacerdotal retorna para Região Lapa

 

 

Na tarde de quinta-feira, 30, no Seminário da Congregação do Espírito Santo, na Região  Episcopal Lapa, Setor Pirituba,  o Jornalista Benigno Naveira da Pastoral da Comunicação da Região Lapa, conversou com o Bispo Emérito de Cruzeiro do Sul (AC), Dom Mosé João Pontelo, (CSSp), 76 anos, natural  de Sete Lagoas (MG), que adotou como seu lema “A Alegria do Espírito”,  falou dos seus 52 anos de vida sacerdotal (30 anos como Padre e 20 anos como bispo),  que iniciou com os estudos de Filosofia no Seminarística da Congregação do Espírito Santo em Teresópolis (RJ), e Teologia na cidade de Divinópolis (MG). Sua ordenação Sacerdotal aconteceu em 1967, na sua cidade natal Sete Lagoas (MG), e sua ordenação como Bispo Coadjuntor de Cruzeiro do Sul (AC), (Coadjuntor Bispo auxiliar de Bispo Diocesano, com direito a sucessão), foi  em 1998 na Paróquia Nossa Senhora dos Remédios (SP), pela imposição das mãos do Bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Luis Herbst (CSSp). Sua renuncia ao bispado aconteceu em 2018, em virtude de sua idade 75 anos.

Iniciou das atividades como sacerdote e Bispo

Dom Mosé lembrou que seu primeiro trabalho como padre, iniciou no ano de 1968 a 1971, como Pároco na Paróquia Divino Espírito : Divino das Laranjeiras em (MG), na sequência como Vigário Paroquial  e depois Pároco na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Governador Valadares (MG), e na Região Lapa, no Setor Pirituba, de 1981 a 1986 como Pároco, na Paróquia São João Batista da Vila Mangalot, de 1994 a 1998 como Diretor do Seminário Espírito Santo, fundado pelo Padre Claudio Poullart Des Plates.

 Dom Mosé fez uma reflexão destes 20 anos com bispo, na diocese de Cruzeiro do sul, primeiro temos que ter humildade para aprender a viver numa região diferente, cultura diferente, minha primeira experiência foi aprender o vocabulário falado pelas pessoas da Região, totalmente diferente de outras regiões, tive que me habituar com alimentação, e se acostumar com o clima muito quente, depois das 10h da manhã, um calor insuportável  era quase impossível sair de casa. Dom Mosé ressaltou que tinha que começar muito cedo ou no final da tarde seus  trabalhos. Outra dificuldade era para acompanhar os trabalhos realizados pelos padres, das doze paróquias da Diocese, sendo quatro no Estado do Amazonas e oito no Estado do Acre, devido a falta de comunicação, meio de transportes que eram Feitos através de aviões pequenos, ou de barco. Para realizar o trabalho missionário visitando outras comunidades afastadas, que ficavam na beira dos rios, os padres tinham que viajar por mais de quinze dias, às vezes a noite inteira para chegar nessas comunidades.

Dom Mosé, continua seu trabalho de evangelização, mudou-se para São Paulo, residindo atualmente no Seminário Espírito Santo, onde foi diretor. O Bispo realiza seus trabalhos, colaborando, com o Pároco da Paróquia São João Batista da Vila Mangalot, na Região Lapa, no setor Pirituba, celebrando missas, no atendimento aos paroquianos, e também celebrando em outras paróquias da Região.