‘Celebrar Corpus Christi é testemunhar a fé’

A A
Dom Julio conduz procissão com o Santíssimo pelas ruas do Parque São Domingos
Publicado em: 24/06/2015 - 17:00
Créditos: Benigno Naveira

“A Eucaristia é Jesus, que nós recebemos do autor das graças. Não só recebemos as graças divinas, recebemos a fonte de todas as graças, que é o próprio Jesus”, afirmou Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, durante a celebração da solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira, 4, na Paróquia Santa Domitila, no Setor Pirituba. O Bispo, na homilia, lembrou que a Solenidade de Corpus Christi é a festa da Eucaristia, mas que o dia próprio da Eucaristia é na Quinta-feira Santa. Todavia como esta antecede imediatamente a Sexta-feira Santa, o calendário litúrgico prevê a festa de Corpus Christi para depois.

Dom Julio refletiu, ainda, sobre o mistério da Eucaristia: “Primeiramente, a presença real de Cristo que está realmente presente na palavra quando se proclama a Palavra de Deus é Cristo que fala conosco. Cristo está realmente presente na pessoa dos mais sofredores, dos irmãos, dos ministros, padre que celebra na pessoa de Cristo, em nome de Cristo, em nome de Deus. Cristo está, sobretudo, presente no pão e vinho consagrado. Comungar em Jesus é comungar na vida do irmão, sendo solidário e preocupando-se com o bem comum. Então, celebrar essa grande festa e sair pelas ruas em procissão é testemunhar a nossa fé”.

Convidados pelo Padre Cristiano de Souza Costa, pároco, que concelebrou a missa, os cerca de 200 fiéis que foram à celebração sairam em procissão pelas ruas do bairro, e, depois, receberam a bênção de Dom Julio com o Santíssimo.

Pela Região:

Procissão com o Santíssimo Sacramento passa em tapete feito com tecidos na Paróquia São José Operário, na Solenidade de Corpus Christi, na quinta-feira, 4.

 

Pelas ruas da Vila Anglo-Brasileira, na quinta-feira, 4, fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida participam da procissão com o Santíssimo.