Cardeal Scherer abre etapa regional do sínodo arquidiocesano

A A
Na Lapa, a celebração de abertura da etapa regional do sínodo arquidiocesano foi presidida pelo Cardeal Odilo Scherer
Publicado em: 03/04/2019 - 12:00
Créditos: Redação

O segundo ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo foi aberto solenemente no sábado, 30 de março, nas seis regiões episcopais.

Na Região Lapa, a celebração de abertura aconteceu pela manhã no salão paroquial da igreja-matriz da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, e foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, com a participação de Dom José Benedito Cardoso, novo Bispo Auxiliar de São Paulo designado pelo Arcebispo como Vigário Episcopal da Região Lapa, e de clérigos, religiosos e leigos convocados para essa segunda etapa do sínodo, que terá como foco os trabalhos nas regiões episcopais e vicariatos ambientais.

“Com fé, esperança e muito empenho, estamos percorrendo o caminho sinodal – caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”, afirmou o Arcebispo, expressando, ainda que, com o sínodo, “a Arquidiocese se coloca à escuta do Espírito Santo” e faz “uma tomada de consciência sobre si mesma e sua missão para se fortalecer na fé e no seu agir missionário”

 

TESOURO DA FÉ CATÓLICA

Após a entrada da vela do sínodo, a invocação do Espírito Santo e a proclamação do Evangelho (Lc 19,12-26), o Arcebispo lembrou que os cristãos receberam como herança o tesouro da fé católica, transmitido de geração em geração, e que o sínodo arquidiocesano é oportunidade para que os cristãos em São Paulo se questionem sobre o que estão fazendo com tal herança, se têm guardado este tesouro da fé para si ou se o têm transmitido às novas gerações e, também, aos que não creem.

Dom Odilo disse que esse tesouro, “herança espiritual que hoje está em nossas mãos, mas que não nos pertence”, é um dom que vem desde os apóstolos, testemunhado pela vida de santos e mártires, e que hoje deve ser transmitido com serenidade pelos fiéis, para que a Arquidiocese de São Paulo continue a exercer sua missão com ardor.

 

CAMINHADA SINODAL

Concluída a celebração da Palavra, foi composta uma mesa de reflexão sobre os trabalhos do sínodo. Inicialmente, o Arcebispo de São Paulo enfatizou que todos os convocados para a segunda etapa do sínodo arquidiocesano nas regiões devem comparecer às assembleias previstas, uma vez que essas atividades têm prioridade em relação a outras iniciativas paroquiais e regionais este ano.

Dom Odilo fez uma retomada do caminho sinodal percorrido até agora e das motivações para a realização do sínodo arquidiocesano. Resgatou, ainda, os frutos do ver e ouvir do primeiro ano do sínodo nas paróquias. Uma das ações em 2018 foi a pesquisa de campo, que resultou em mais de 20 mil entrevistas nas seis regiões episcopais, além das assembleias paroquiais, cujos relatórios servirão de base para a etapa regional do sínodo.

 

SEGUNDO ANO DO SÍNODO

O Arcebispo Metropolitano também enfatizou que o sínodo terá continuidade nas paróquias em 2019, seguindo o que está disposto na carta pastoral “Sínodo arquidiocesano de São Paulo, 2018-2020 – caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”, publicada este ano por Dom Odilo.

Ele lembrou que os focos do sínodo em 2019 serão os vicariatos ambientais (Comunicação; Povo da Rua; e da Educação e da Universidade) e as regiões episcopais, tendo como propósito primeiro a retomada do “ver” e “ouvir” a partir de tudo que já foi coletado na etapa paroquial. “Vamos aprofundar o ‘ver’ e ‘ouvir’, compreender estes dados, entender o que eles significam, o que Deus está a nos dizer por meio disso, o que o Espírito diz à Igreja em São Paulo em cada região episcopal”, detalhou Dom Odilo.

O Arcebispo também lembrou que, ao fim desta etapa do sínodo em 2019, as regiões episcopais deverão elaborar propostas para a fase seguinte, que será a assembleia arquidiocesana em 2020.

Na conclusão da abertura solene do segundo ano do sínodo na Região Episcopal Lapa, os coordenadores dos setores pastorais apresentaram sínteses da pesquisa de campo nas paróquias referentes a cada setor.

(Apuração: Benigno Naveira) (Edição: Daniel Gomes)

Dom José Benedito: ‘Coloco-me à disposição de vocês’

Durante a celebração de abertura do segundo ano do sínodo, no sábado, 30 de março, o Cardeal Scherer apresentou Dom José Benedito Cardoso como Vigário Episcopal da Região Lapa. O prelado tomou posse do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese durante missa na Catedral da Sé, no domingo, 31 de março.

Dom Odilo agradeceu ao Papa Francisco a nomeação de Dom José Benedito Cardoso, invocou as bênçãos do Espírito Santo sobre o novo Bispo Auxiliar e desejou- -lhe sucesso e coragem na missão.

“Coloco-me à disposição de vocês. Vou aprender a ser bispo. Isso não começa da noite para o dia. Haverá todo um período de formação. Estou começando este caminho. Conto com a ajuda de vocês, vamos caminhar juntos e nos conhecer”, afirmou Dom José Benedito, que revelou ter a expectativa de conhecer melhor o clero, os leigos, as pastorais e toda a estrutura eclesial da Arquidiocese de São Paulo.

(Apuração: Benigno Naveira) (Edição: Daniel Gomes)