Sínodo é tema de encontro do clero

A A
Associação Gaudium et Spes, entidade da Pastoral do Menor da Região, também foi tratada
Publicado em: 23/05/2018 - 13:30
Créditos: Redação

Padre Antonio Francisco Ribeiro

Aconteceu no dia 15, na Cúria da Região Lapa, a reunião do clero para tratar do andamento do sínodo arquidiocesano nas paróquias. O encontro foi presidido pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano.  

Em um primeiro momento, foi dada a palavra a Dom Fernando José Penteado, Presidente da Associação Gaudium et Spes (Ages). Ele explicou que a Ages é uma entidade da Pastoral do Menor da Região Lapa e que, desde sua fundação, em 12 de maio de 1982, tem como preocupação responder à situação de abandono, violência, risco social e pessoal de meninos e meninas da região Oeste da cidade de São Paulo. Conta com cerca de 100 funcionários e atende mais de 500 assistidos, entre crianças, adolescentes e jovens.   

Em seguida, Dom Odilo foi informado sobre o andamento do sínodo em cada paróquia. O Arcebispo relembrou a importância da presente fase paroquial do sínodo e salientou os dois levantamentos que deverão ser realizados nas paróquias: uma pesquisa de campo, para se ter dados mais concretos sobre a realidade social, religiosa e pastoral de cada uma delas; e uma verificação sobre os vários dados objetivos da vida pastoral e da ação evangelizadora em cada paróquia. Com os dois relatórios a serem produzidos, cada paróquia e a Arquidiocese inteira poderão conhecer melhor a própria realidade social, pastoral e religiosa.