Nossa Senhora Aparecida

A A
PADROEIRO
12 de Outubro

Data da fundação

19/02/1942

Setor

Ipiranga

Endereço

 Rua Labatut , 781 , Ipiranga

Contato

 (11) 2063-4654
 (11) 2063-9174
 (11) 2272-5933
 Atendimento da secretaria
Segunda-feira
08
00
19
00
Terça-feira
08
00
19
00
Quarta-feira
08
00
19
00
Quinta-feira
08
00
19
00
Sexta-feira
08
00
19
00
Sábado
08
00
19
00
Breve história 

A história da Paróquia Nossa Senhora Aparecida se confunde com história do próprio bairro do Ipiranga e está em profunda sintonia com a história recente da Igreja em São Paulo.

A data oficial de sua criação foi em 19/02/1942 e a nomeação do primeiro pároco aconteceu em 08/03 do mesmo ano.

Para entendermos sua origem precisamos nos transportar para o IV Congresso Eucarístico Nacional que aconteceu em 1942 na cidade de São Paulo. Nessa época, o Arcebispo de São Paulo era Dom José Gaspar que trabalhou incessantemente pelo bom sucesso do Congresso.
Para tanto, elegeu Nossa Senhora Aparecida como a primeira peregrina do IV Congresso. Uma réplica verdadeira da imagem de Nossa Senhora veio de Aparecida e foi triunfalmente recebida na Praça da Sé, a mesma imagem acompanhou todas as celebrações do Congresso Eucarístico que transcorreu entre os dias 04 e 07 de setembro de 1942.

Após o término do Congresso a imagem vem em procissão até a Várzea do Ipiranga, neste mesmo dia 13 de setembro, o Arcebispo benze a pedra fundamental do futuro templo dedicado a Nossa Senhora.

Os anos se seguiram, e o incansável padre Mário empreendia campanhas, rifas, festas e todos outros tipos de recursos para que a obra do templo não ficasse parada. Campanhas do tijolo, do livro de ouro entre outras ainda são lembradas pelos moradores mais antigos do bairro.

O zelo do padre Mário Marques e Serra e o empenho do povo fizeram com que em outubro de 1949 a Igreja nova, ainda em construção, recebesse sua primeira celebração eucarística.

Na década de 50 as obras mantinham seu ritmo, e a campanha do alumínio usado tomou conta do Ipiranga para que a construção mantivesse os planos até que em 1955 a nave central da Igreja foi inaugurada.

As atividades pastorais cresciam no mesmo ritmo e a catequese, os batismos, a alfabetização e as associações como Legião de Maria e Apostolado da Oração marcavam seu trabalho evangelizador.

Finalmente em 1960 a Imagem peregrina era transferida da Igreja provisória para o grandioso templo construído ao longo de quase 20 anos.
Nos anos 70 os sinos da torre começam a ser içados, obra que só teria encerramento na administração do Cônego Cosmo Maestri.

Após uma vida de trabalhos e dedicação, padre Mário Marques e Serra faleceu em dezembro de 1981, sua história, sua dedicação, seu ardor são motivos de saudosa recordação do povo do Ipiranga.

No ano seguinte, assumia a paróquia o padre Cosmo Maestri, com a missão de continuar a grandiosa obra de padre Mário. E foi isso o que aconteceu.

Primeiramente os vitrais acima do altar mor foram inaugurados, e em 1989 as obras de conclusão da torre tomaram novo vigor até que em 1991 ela estava concluída em sua estrutura portando os 3 sinos ainda não instalados.

Com um trabalho incansável, padre Cosmo Maestri colocou vitrais de acrílico nas janelas da torre e em 1997 iniciou a reforma do belíssimo órgão de tubos da paróquia. Na inauguração, o coral Cantate Domino cantou na santa missa.

Na virada do milênio o empreendedorismo do padre Cosmo Maestri trouxe o piso de ardósia no páteo da Igreja, a inauguração da gruta e do velário e finalmente os vitrais por toda a Igreja trazendo ainda mais beleza ao templo construído nos anos 60.

Após belíssimos anos dedicados a Igreja, o Cônego Cosmo Maestri com 81 anos de idade foi aposentado, decidindo viver junto a seus familiares no sul do país. Seus feitos, as obras sociais, o empenho evangelizador, o trato pastoral deixaram marcas profundas que não são esquecidas pelos paroquianos.

A paróquia hoje continua o belo trabalho destes dois grandes sacerdotes. Ela caminha buscando ser comunidade de comunidades, atendendo os fiéis em suas necessidades espirituais, sendo sinal de Deus na cidade de São Paulo.

Paróquia a qual faz parte 
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Lugar - VF - Categoria e Nome 
Matriz Paroquial Nossa Senhora Aparecida

Sacramentos

Confissões