Vida religiosa consagrada da região Episcopal Ipiranga celebra o domingo da vocação religiosa

A A
As comunidades de vida religiosa consagrada presentes e atuantes na Região Episcopal Ipiranga, reuniram-se para celebrar a eucaristia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora
Publicado em: 18/08/2021 - 12:00
Créditos: Martinho Vagner

Na manhã do dia 15 de agosto na Capela Sagrada Família e Santa Paulina, no Ipiranga, as comunidades de vida religiosa consagrada presentes e atuantes na Região Episcopal Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo, reuniram-se para celebrar a eucaristia da solenidade da Assunção de Nossa Senhora, com presidência de Dom Ângelo Ademir Mezzari, rcj, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, para a Região Episcopal Ipiranga.

Já no início da celebração o bispo convidou os representantes das comunidades religiosas a se apresentarem, sinalizando a boa presença da vida consagrada no território da região episcopal que, inclusive, tem em Santa Paulina, um carisma de vocação religiosa destacada na vida da Igreja, assim como outros santos, santas e beatos religiosos, que marcaram a história da evangelização mesmo em São Paulo.

Na homilia Dom Ângelo deu destaque à inspiração evangélica dos fundadores e fundadores, que revelaram os sinais da presença dos religiosos no mundo, através da identidade carismática de cada congregação ou instituto pelo dom do Espírito que inspira a ação destes e destas na vida da Igreja. Também, a radicalidade do seguimento a Jesus Cristo, pelos conselhos evangélicos da pobreza, castidade e obediência, demonstra o caráter da espiritualidade e opção pela vida em comum, que na vida religiosa consagrada são sinais característicos.

A missão específica, o apostolado e as obras dos religiosos e religiosas na vida do mundo e da Igreja, segundo Dom Ângelo, seguem aquilo que a inspiração dos fundadores desejaram para contribuir com a riqueza de dons e carismas na evangelização, inclusive na Região Episcopal Ipiranga, que é a região que mais concentra religiosos e religiosas na Arquidiocese de São Paulo.

Sobre a solenidade litúrgica da Assunção de Nossa Senhora, Dom Ângelo refletiu sobre a glorificação de Maria em corpo e alma para o céu, acolhendo a Palavra de Deus se que aplica à vida cristã pela grandeza e maravilha de Maria na humildade de sua vida, na qual o Senhor mesmo se apaixona pelos simples, propondo esta como um estilo muito próprio de ser e de viver. A alegria, como grande dom pelas maravilhas e obras de Deus, que a nós confiou a sua mesma missão, deve ser também presença, sinal e missão dos religiosos e religiosas para que o bom Povo Deus saiba olhar para cima e ter esperança e alegria. O serviço e a missão devem ser vistos como doação plena e total à disposição do reino, da Igreja, do povo, do mundo, enfim, de toda humanidade, para que, como Maria, de corpo e alma, sirvamos ao Senhor com alegria até o último dia de nossas vidas para alcançarmos a eternidade.

No fim da celebração a Ir. Geralda Martins, ciic, agradeceu a presença da comunidade que participa da vida ativa da Capela Sagrada Família e Santa Paulina, com uma bonita e singela mensagem pela celebração vocacional da vida religiosa consagrada.