"Poderosos do mundo são 'incapazes' de solucionar guerras", diz Papa Francisco em sua primeira audiência desta sexta-feira, 19.

A A
O Papa iniciou suas audiências desta sexta-feira, recebendo o Patriarca Sírio-Ortodoxo de Antioquia e de todo o Oriente, Mor Ignatius Aphrem II.
Publicado em: 19/06/2015 - 06:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano.

Depois do colóquio privado e do encontro com a delegação do Patriarca, Francisco pronunciou um discurso em que ressaltou a antiga amizade entre a Sé de Roma e a Sé de Antioquia – amizade que remonta ao Pontificado de Paulo VI e que foi reforçada pelos Pontífices sucessivos.

O Papa destacou ainda a vocação ao martírio da Igreja Sírio-Ortodoxa desde suas origens até agora, pois o Oriente Médio ainda padece os sofrimentos provocados pela guerra, pela violência e pelas perseguições. “Quanta dor! Quantas vítimas inocentes! Diante de tudo isso, parece que os poderosos deste mundo são incapazes de encontrar soluções.”

Soluções 

Francisco pediu orações conjuntas pelas vítimas desta violência e de todas as situações de guerra presentes no mundo. De modo especial, citou os dois bispos, o Metropolita Mor Gregorios Ibrahim e o Metropolita da Igreja Greco-Ortodoxa Paul Yazigi, sequestrados há mais de dois anos, e todos os sacerdotes e fiéis que se encontram na mesma situação. “Peçamos ao Senhor a graça de estarmos sempre prontos ao perdão e sermos agentes de reconciliação e de paz. Isso é o que anima o testemunho dos mártires. Seu sangue é semente de unidade da Igreja e instrumento de edificação do reino de Deus”.

Neste momento de dura provação e de dor, Francisco exortou a reforçar ainda mais os elos de amizade e de fraternidade entre a Igreja Católica e a Igreja Sírio-Ortodoxa. “Agilizemos nossos passos no caminho comum, mantendo o olhar fixo no dia em que poderemos celebrar a nossa pertença à única Igreja de Cristo em volta do mesmo altar do Sacrifício e do louvor.” 

Depois dos discursos, o Papa e o Patriarca rezaram juntos na Capela Redemptoris Mater.