Pentecostes Região Ipiranga!

A A
Neste último fim de semana, 23 e 24 de maio, celebramos a solenidade de Pentecostes. Em comunhão com toda igreja, nossa Região Episcopal, realizou Vigílias, Missas Solenes, e eventos.
Publicado em: 25/05/2015 - 08:00
Créditos: Caroline Dupim. Departamento de Comunicação Região Ipiranga.

Neste último fim de semana, 23 e 24 de maio, celebramos a solenidade de Pentecostes. A festa do Espírito Santo, que é o dom sublime de Deus, n’Ele o próprio Deus enche, vitaliza e revigora Sua Igreja.

Uma das grades festas que celebramos em nossa fé, a festa do nascimento da Igreja. Nesta passagem bíblica, os fiéis estavam todos reunidos no mesmo lugar, abertos para uma mesma graça; graça está, que vem do alto, que é luz, consolo e conforto. Uma graça que age, renova e faz novas todas as coisas: o próprio Espírito Santo. Ele não manda, Ele vem, se faz presente, congrega a diversidade e opera a unidade da fé no seio da Igreja.

 É o Espírito Santo de Deus quem distribui os dons, os carismas, e as graças necessárias, para que a Igreja esteja unida ao Seu Senhor.

Celebramos a Igreja que se abre para a graça de Pentecostes, a Igreja que se abre para a ação do Espírito Santo, e n’Ele ela nasce, se revigora e se refaz. Cada um de nós, batizados neste mesmo Espírito, cheios deste Espírito, nos abrimos para essa graça sublime de Deus em nossas vidas.

Em nossa trajetória, Deus também nos visita, também realiza o Seu Pentecostes em nossas vidas. Nós éramos tão pequenos, a maioria de nós crianças; crescemos e recebemos a graça do Crisma, e em tantos outros momentos o Espírito vem em nosso socorro e em nosso auxílio. É Ele quem nos faz cheios do amor de Deus.

O Papa Francisco, em sua homilia, no último domingo, 24, nos diz "O mundo tem necessidade de homens e mulheres que não estejam fechados, mas repletos de Espírito Santo". E nos alerta que, o egoísmo do próprio benefício, a falta de memória daquilo que Jesus ensinou, o viver a existência cristã, não como serviço, mas como interesse pessoal, são atitudes que impedem a ação do Espírito Santo em nossas vidas. E afirma "O mundo necessita da coragem, da esperança, da fé e da perseverança dos discípulos de Cristo. O mundo precisa dos frutos do Espírito Santo".

Em comunhão com toda igreja, nossa Região Episcopal, realizou Vigílias, Missas Solenes, e eventos para a celebração de Pentecostes. Revigoramos os dons que recebemos do Espírito, inflamamos os nossos corações, e nos renovamos no batismo.

Que toda a Igreja do Senhor, que toda a humanidade, se abra à graça revitalizadora do Espírito Santo de Deus!