Pastoral Operária Reflete Sobre Terceirização.

A A
A Pastoral Operária, reuniu-se na sede da Região Ipiranga, para uma discussão sobre terceirização. Neste encontro esclarecerão dúvidas, e apontaram pontos importantes sobre o assunto.
Publicado em: 18/05/2015 - 13:00
Créditos: Eduardo Paludette - membro da Pastoral Operária.

No último sábado, dia 16 de maio de 2015, na sede da Região Episcopal Ipiranga, a Pastoral Operária, realizou um evento sobre terceirização. 

Como de costume, o encontro foi iniciado com a leitura orante da Bíblia. O trecho escolhido foi Tiago 5, 1-6. O que mais nos tocou na leitura foi "o sálario dos trabalhadores retido por vocês clama, e este chamou chamou aos ouvidos de Deus", nos conta um representante da pastoral Operária, Eduardo Paludette. 

Em seguida, com a assessoria de Waldemar Rossi, coordenador da pastostal Operária, da Arquidiocese de São Paulo, foram levantadas as perdas que os trabalhadores terão, com a aprovação da lei de terceirização. Foram elas: Maior rotatividade nos empregos, diminuição dos salários, em médio o trabalhador terceirizado, recebe 30% menos que os efetivos seguindo o DIEESE, e não tem participação nos lucros.

Os terceirizados, trabalham em média 3 horas a mais por semana, o que irá aumentar o desemprego. O número de acidentes de trabalho, com mortes, são na sua grande maioria, com os terceirizados. As negociações com os patrões serão ainda mais difíceis, já que haverá uma fragmentação ainda maior dos trabalhadores, com vários sindicatos em cada empresa.

Após estas colocações, os presentes, comprometeram-se a aprofundar o tema e contribuir na discussão, e formação, junto aos trabalhadores.

Antes da oração final, foi realizado uma avaliação com os presentes em uma palavra: resgate histórico, participação, conhecimento, participação dos jovens, oportunidade, espaço, luta, continuação, esperança, caminhada, compartilhar e força foram respostas dadas.