Paróquia São Francisco de Assis faz 80 anos e reforça sua “vocação hospitalar”

A A
Paróquia São Francisco de Assis, completou 80 anos de fundação em 27/06
Publicado em: 30/06/2021 - 09:30
Créditos: Moacir Beggo

A Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, celebrou os 80 anos de sua criação durante a Missa de Ação de Graças neste domingo (27/6), às 9 horas, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Ipiranga. "Sabemos que o presente e o futuro dependem da nossa história de vida, da história respeitada, da história amada. Temos que preservar essa memória para que as futuras gerações possam conhecer mais profundamente essa força da fé, essa força da Igreja, esse testemunho de vivência da sociedade, do que era e do que hoje é e do que continuará nesta Paróquia construída com amor", disse Dom Angelo, ao saudar a todos com "Paz e Bem!"

O pároco Frei Valdecir Schwambach fez a acolhida e falou da alegria pela presença de Dom Ângelo, dos sacerdotes Pe. Samuel A. Cruz, administrador paroquial da Paróquia Nossa Sra. Aparecida de Moema; de Pe. Paulo Suess, da Paróquia Santa Rita de Cássia de Mirandópolis; de Frei Marx Rodrigues dos Reis, da Paróquia Santo Antônio do Pari; e dos frades da Fraternidade da Vila: Frei Raimundo de Oliveira Castro, Frei Robson Scudela e Frei Carlos Lúcio Nunes Corrêa.

Para Dom Angelo, nada melhor do que agradecer essa história de 80 anos, elevar a gratidão a Deus nesse templo tão bonito, construído com tanto amor e com a participação de tantos: "Quanta colaboração, quanta generosidade, quanta partilha!"

Há oitenta anos, a Vila Clementino não tinha a fama que hoje a coloca no topo da lista entre as regiões mais buscadas para se morar. Ficava na periferia de São Paulo, em meio a mato e riachos, como o antigo córrego Itororó, que foi canalizado para receber a famosa avenida Rubem Berta (avenida 23 de maio), inaugurada em 25 de janeiro de 1969. Nessa vila, distante do centro da capital, um grande empreendimento foi inaugurado em 1940: o Hospital São Paulo. Às suas atividades se juntou a assistência espiritual dos frades do Convento São Francisco, da região central da cidade. Eles vinham, como conta a história, diariamente de bonde ou de ônibus para atender aos doentes do novo hospital.

Essa assistência dos frades começou a mudar quando, por decisão de Dom José Gaspar da Fonseca e Silva, foi criada a Paróquia de São Francisco de Assis, tendo como limites a Rua Sena Madureira, Napoleão de Barros, Luís Góis, Indianópolis, França Pinto e Tangará. O terreno escolhido ficava na Rua Borges Lagoa. Um prédio particular da Família Cruz foi transformado em igreja provisória, inaugurada no dia 29 de junho de 1941, exatamente na Solenidade de São Pedro e São Paulo.

Graças à doação de uma casa com três salas pelo sr. Abílio de Araújo Vieira, os frades puderam organizar as atividades paroquiais. A Residência Franciscana foi, então, oficialmente erigida no dia 24 de agosto de 1942, sendo Frei Honório Nacke o primeiro guardião. “Convento simples, sem móveis nem cozinha, início alegre e cheio de esperança”, como registrou o livro-tombo da Paróquia.

“A história de nossa Paróquia, como tudo que é incipiente, vai evoluindo aos poucos. Cremos que ao celebrar estes 80 anos, muito mais do que visitar um passado, precisamos, sim, olhar com gratidão para os confrades que nos antecederam ao longo de tantas décadas, mas olhar com um carinho e gratidão muito especiais a todos os paroquianos e paroquianas que ajudaram a construir a rica e bela história desta comunidade”, avalia o pároco atual, Frei Valdecir Schwambach.

Segundo ele, este momento jubilar também será celebrado em outubro, junto com as festividades do Padroeiro. “Cremos e esperamos que até lá estaremos vivendo um momento mais tranquilo nesta pandemia que mudou o ritmo de vida das pessoas e das instituições. Achamos por bem não celebrar agora, mas fazer uma grande festa nas festividades de São Francisco de Assis”, adianta o pároco.

“Que a celebração dos 80 anos nos ajude a percorrermos um caminho de fé, de encontro e adesão à mensagem pregada pelo Cristo”, celebra o frade!