Papa Francisco acolhe renúncia de dom João Nilton

A A
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na última quinta-feira, 10, que o papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo bispo da diocese de Amargosa dom João Nilton.
Publicado em: 11/06/2015 - 07:00
Créditos: Redação,com CNBB.

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou na manhã de hoje, 10 de junho, que o papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado pelo bispo da diocese de Amargosa (BA), dom João Nilton dos Santos Souza, de acordo com o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

Dom José Nilton é natural de Amargosa. Nasceu em 2 de setembro de 1943. É filho de Abílio Vitorino de Souza e Juvelina dos Santos Souza. Cursou Filosofia no Seminário Central de Salvador (BA) e Teologia, na Universidade Católica de Salvador. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1969 e bispo em 9 de novembro de 1986. Seu lema é “Faça-se a tua vontade”.

Missão na Bahia

Dom João Nilton foi bispo de Amargosa por 27 anos, sendo o terceiro bispo diocesano da história da Igreja local. Antes de ser nomeado bispo, dom João atuou como pároco da paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, reitor do Santuário Menor, vigário geral da diocese de Amargosa e coordenador do Movimento de Educação de Base. Também exerceu a função de professor e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral em Amargosa (BA).

Em sua trajetória episcopal, foi bispo coadjutor de Bom Jesus da Lapa (BA) de 1986 a 1988; e membro do Conselho Diretor Nacional do Movimento de Educação de Base (MEB)