Nossa Senhora: ‘a presença de Deus em nossas vidas’

A A
Os coordenadores regionais de pastoral estiveram reunidos para uma formação sobre o tema “Nossa Senhora” dedicado às mães
Publicado em: 13/05/2015 - 16:00
Créditos: Redação

Os coordenadores regionais de pastoral estiveram reunidos no sábado, 9, na sede da Região Ipiranga, para uma formação sobre o tema “Nossa Senhora”, destaque do mês de maio, dedicado às mães.

No início da atividade, Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região, lembrou que em 2017 se recordará os 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora em Aparecida (SP).

Na sequência, Padre Jorge Bernardes, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, no Setor Vila Mariana, ressaltou que cada mãe “é a presença de Deus em nossas vidas”, e que toda mãe tem um pouco de Nossa Senhora em si. Ele lamentou que hoje haja um pouco da perda da devoção a Nossa Senhora e comparou que antigamente era tradição rezar o terço e fazer novenas aos diversos títulos de Mãe de Jesus.

O Padre estimulou que se fale aos jovens da importância da Maria, que teve papel fundamental no plano da salvação. Segundo ele, para falar de Jesus é preciso voltar o olhar a Maria, que ensina a acreditar, confiar e amar Jesus Cristo. O Sacerdote disse ser fundamental a participação dos agentes de pastoral nas romarias regionais e arquidiocesanas, pois é um momento em que a Igreja se reúne, em plena comunhão, para saudar a Mãe de Deus.

Durante o encontro, foi realizada a meditação do Terço, que se seguiu da explicação do Padre Jorge sobre os diferentes títulos que Nossa Senhora recebe relacionados aos locais onde houve as aparições. Ele lembrou, no entanto, que apesar dos diversos títulos que Nossa Senhora recebe ela é única.

Em seguida, houve uma palestra sobre a imagem de Nossa Senhora Aparecida e sobre o Santuário Nacional, conduzida por Aparecida [falou sobrenome], doutora em Sociologia, que dedicou três anos de estudo à Padroeira do Brasil.