“Estamos em caminho” disse Dom Ângelo na abertura regional do Sínodo dos Bispos 2021/2023

A A
A Região Episcopal Ipiranga, realizou a abertura regional do Sínodo dos Bispos 2021/2023, no último domingo, 17/10, na paróquia Nossa Senhora de Sião, Setor Pastoral Ipiranga.
Publicado em: 20/10/2021 - 09:15
Créditos: Redação

A Celebração Eucarística iniciou às 15h, na paróquia Nossa Senhora de Sião, setor pastoral Ipiranga, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo para a Região Ipiranga, contando com a participação do Clero, leigos e leigas, religiosas e religiosos.

Em gesto simbólico, representantes dos 5 setores pastorais, Anchieta, Cursino, Imigrantes, Ipiranga e Vila Mariana, entraram em procissão no início da celebração, cada um com um punhado de terra nas mãos, que foi depositado em uma muda de oliveira, a fim de simbolizar o enraizamento de uma árvore frutífera, de modo a representar o início do caminho sinodal.

Ao longo da celebração, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, enfatizou a especial singularidade do início do Sínodo, ressaltando que este é um momento que deve ter destaque na vida pastoral e na vida pessoal de nós católicos. Em sua homilia chamou a atenção dos presentes para a evidente importância desta ocasião, sinalizando que “hoje, cada um de nós, somos testemunhas históricas, protagonistas e agentes da promoção do caminho sinodal” afirmou Dom Ângelo.

O bispo auxiliar destacou também, o real sentido pela qual o Papa Francisco, inspirado pelo Espírito Santo, nos propõe a vivenciar. “O Sínodo nos convida a fazer não só uma participação pastoral, mas um momento de aprofundamento em nossa espiritualidade. Este é um caminho de experiência espiritual, estimulada pela palavra de Deus” disse Dom Ângelo, enfatizando também que “a proposta não é alcançar resultados materiais, mas sim viver verdadeiramente este momento sinonal, dentro da pluralidade da nossa igreja, caminhando sempre juntos, em unidade”.