Dom Vilson foi eleito como novo referencial para a Pastoral da Juventude

A A
O Bispo lança o "Projeto Rota 300", voltado para as celebrações dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, em 2017
Publicado em: 26/05/2015 - 06:00
Créditos: Redação, com Rádio Vaticano.

O novo referencial para a Pastoral da Juventude, Dom Vilson Basso, bispo de Caxias, no Maranhão, afirma que há muitos anos a Igreja no Brasil tem demonstrado a sua opção “afetiva e efetiva” pelos jovens.

Neste especial, Dom Basso fala também sobre a participação da juventude na Rota 300, o projeto para comemorar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 2017 e a Jornada Mundial da Juventude em 2016, na Polônia.

Dom Vilson foi eleito na última Assembleia Geral da CNBB como novo referencial para a Pastoral da Juventude. Ao receber o novo encargo, ele fez um apelo:

“Convocamos toda a juventude do Brasil a estar conosco para que possamos continuar levando missão, vida e esperança a todos os recantos de nosso país”.

Dom Vilson traz em sua  bagagem, mais de 35 anos de trabalho junto às PJ’s. Gaúcho e atualmente servindo no Nordeste, garante que Igreja tem os jovens no centro das atenções.

“A Igreja do Brasil, a CNBB, ama a juventude, afetiva e efetivamente. Continuaremos a cuidar e a apoiar esta causa. Que Deus possa colocar no coração de cada jovem deste país a esperança que a Igreja confia nos jovens e quer que seja esta seja jovem, tanto nela mesma como na sociedade”.

Dom Vilson explicou como vai funcionar o Projeto Rota 300, voltado para as celebrações da juventude durante o aniversário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, com especial atenção para o Meio Ambiente.

“Haverá a peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas dioceses, organizado por cada uma delas. Junto com Nossa Senhora vai também missão e formação, além do trabalho de Ecologia. Queremos lutar para recuperar os rios do nosso país, para que sejam limpos e levem vida. Maria foi encontrada nas águas do Paraíba, e nós queremos que os rios de nosso país sejam abençoados pela Mãe Aparecida, e tenham, nesse cuidado, as mãos bonitas da nossa juventude”.

Um Projeto prático mas que, de acordo com o referencial para a juventude, na base, traz a espiritualidade de Nossa Senhora.

“Nós queremos trabalhar a missão, o compromisso dos jovens com a Ecologia, com a vida e, tudo isso, alimentado pela espiritualidade. Inspirados  no ‘sim’, no ‘Ecce Venio’, no ‘Eis-me aqui, Senhor’, de Maria, a Mãe de Jesus”.

Dom Basso também volta o olhar para a próxima Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia, no ano que vem. Ele reafirma a importância do encontro dos jovens com o Pontífice para solidificar a fé, mas vai além:

“O objetivo maior é reforçar essa intimidade com Cristo, esta experiência com Ele. Para, então, voltar com mais ânimo para continuar o trabalho de evangelização e de missão da juventude em nosso país”.